Publicado em 09/11/2022 às 12:20, Atualizado em 09/11/2022 às 16:35

Nova Andradina: Atleta de 9 anos integra Seleção Brasileira de Kung-Fu em Campeonato Sul-americano na Argentina

Ana Carla é natural de Angélica (MS) e mora em Nova Andradina (MS) desde um ano de vida

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Nova News

A atleta de Kung-Fu WUSHU de Nova Andradina, Ana Carla Matos Rodrigues, de apenas 9 anos, juntamente com a Seleção Brasileira, representará o nosso País no 3° Campeonato Sul-americano de Kung Fu, em Buenos Aires, na Argentina, que acontece agora, entre os dias 10 e 14 novembro.

Ela, que pratica o esporte desde fevereiro de 2021, na Escola Valadares, em Nova Andradina, foi selecionada para integrar a Seleção Brasileira de Kung-Fu WUSHU, na categoria Taolu, depois de ter participado de um treino oficial ocorrido em Valinhos (SP) no mês de julho deste ano.

Ana Carla e sua mãe, Dayane Garcia Matos, de 34 anos, partiram de Nova Andradina nesta quarta-feira (09) em direção a Guarulhos (SP), de onde pegam o avião com chegada prevista à argentina para esta quinta-feira (10), quando começa a competição.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Um dia antes da viagem, nesta terça (08), a família conversou com o Nova News sobre as dificuldades, expectativas e a emoção pelo fato de a pequena atleta participar de uma competição tão importante.

Segundo eles, um dos grandes desafios enfrentados foi angariar recursos para que ela pudesse ir à Argentina. “Fizemos ações entre amigos, rifa, pedimos doações e patrocínios. Graças a Deus e à generosidade das pessoas, deu certo”, explica o pai de Ana Carla, Carlos Eduardo Azevedo Rodrigues, de 35 anos.

Ele detalha que devido aos altos custos da viagem, apenas a mãe viajou junto com a atleta para a competição. “Vou acompanhar tudo daqui de Nova Andradina, pela internet, e torcer muito”, revela o pai.

Sobre as expectativas, a família afirma que elas são as melhores possíveis. “Estamos muito felizes e otimistas”.

Imagens: Acácio Gomes / Nova News

De fato, se depender do currículo da atleta, é muito provável que o desempenho dela no 3° Campeonato Sul-americano de Kung Fu chame a atenção, uma vez que Ana Carla acumula títulos, como os primeiros lugares conquistados em três categorias durante o Campeonato Brasileiro realizado no mês de outubro em Goiânia (GO); os primeiros lugares em duas categorias no Campeonato Estadual em julho na Capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande; o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro em 2021, na cidade de Brasília (DF), entre outros.

Vale destacar também que Ana Carla ocupa atualmente o primeiro lugar no ranking nacional em sua categoria, Feminino/Infantil.

Apesar de tudo, a família ressalta que a participação no Sul-americano é sem pressão. “A Ana Carla vai com muita tranquilidade para fazer o que ela sabe e ama fazer, sem nenhum tipo de cobrança da nossa parte”, explica Dayane.

Por sua vez, a atleta revela a sensação em participar de um evento internacional desse porte junto com a Seleção Brasileira. “Estou muito feliz por conseguir ir. É bom demais competir, conhecer um lugar novo e também fazer amigos”, afirma Ana Carla.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Segundo a família, quem quiser ficar por dentro dos principais momentos da participação da atleta no Sul-Americano podem seguir o perfil @anacarla.atleta no Instagram, onde serão publicados links e imagens dos principais momentos dela na competição.

Ana Carla e seus pais afirmaram que se tudo correr bem nesta competição, há a exceptiva de que ela possa participar, também com a Seleção Brasileira, do Campeonato Mundial, previsto para acontecer em 2023 na China.

Aproveitando a oportunidade da entrevista, Ana Carla e seus pais fizeram questão de agradecer a torcida de toda a população da região, ao Nova News pelo espaço, ao apoio dado pelo município por meio da Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer (Funael) e à colaboração de todos os patrocinadores citados abaixo:

Cb image default
Imagem: Divulgação

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.