Publicado em 31/10/2022 às 16:28, Atualizado em 02/11/2022 às 00:06
O álbum de figurinhas da Copa do Mundo tem feito o maior sucesso entre crianças, jovens e também adultos. Pensando nisso, os professores Fernando Pires e Aline Lima resolveram levar essa atividade para a disciplina de Educação Física.
Eles criaram um álbum da escola Escola Estadual Luiz Soares Andrade, na Cidade de Nova Andradina. Porém, nessa versão, alunos, professores e funcionários viraram jogadores da Copa e estampam as figurinhas. As imagens autocolantes receberam até o nome e idades de cada um, com as posições semelhantes às originais da Copa. “Virou febre na escola! Agora só se fala em duas coisas: nas figurinhas e na torcida para o Brasil conquistar o hexa.”, contou Fernando.
Atualmente, o pacote de figurinhas do álbum da Copa, com apenas 5 unidades, custa 4 reais. A atividade ajudou a democratizar a participação dos alunos nessa tradição. “Eles adoraram a ideia, ainda mais pelo simples fato de muitos não terem o dinheiro para comprar as figurinhas do álbum oficial”, declarou o professor.
Passo a passo das figurinhas:
1) Foto para as figurinhas
O primeiro passo foi tirar as fotos das pessoas que dariam “cara” às figurinhas. Nessa etapa é importante que a foto seja tirada em um lugar com boa iluminação e, de preferência, em um fundo branco, para que as figurinhas fiquem ainda mais parecidas com as originais.
2) Criação das figurinhas
Para criar as figurinhas os professores usaram o aplicativo de celular My Panini, disponível para Android e iOS. Ele é simples de usar e permite a criação de figurinhas idênticas às produzidas pela Panini para o álbum da Copa. Para acessar um passo a passo de como usar o aplicativo clique AQUI.
3) Impressão das figurinhas
Para a impressão os professores usaram papel adesivo A4 e depois recortaram as figurinhas.
Mas figurinha sem álbum não existe, certo? Por isso, Fernando e Aline imprimiram as páginas de um álbum personalizado para cada turma, como na imagem abaixo.
Para deixar a brincadeira ainda mais real, os professores fizeram pacotinhos para guardar as imagem autocolantes, bem parecidos com os originais.
Além de ser um ótimo recurso pedagógico, o álbum também serve como recordação de um ano de muito aprendizado e diversão na escola a partir da Copa do Mundo.