Buscar

Atleta com Síndrome de Down disputa etapa  final  do  Campeonato Brasileiro de Karate 

Mailton Frazon Matos de 26 anos, é de Batayporã, se classificou na I etapa que foi realizada em Campo Grande e, se prepara para seguir para Brasília

No início do mês de maio, Mailton disputou e venceu a I etapa do Campeonato Brasileiro de Karate, em Campo Grande. O Atleta concorreu na categoria Kata, que consiste em uma sequência de movimentos que são avaliados de acordo com a execução perfeita dos golpes.

O Nova News acompanhou um dia de treino do atleta e pode conferir toda sua dedicação (Foto: Germino Roz/Nova News )

Mailton treina karate desde 2008, quando se iniciou o projeto da academia de luta, criado pelo professor de educação física, Alexander Silva Morais, também da cidade de Batayporã. Maiton treina sob a coordenação do professor Alexandre, e responsabilidade de um sensei de Nova Andradina.

De acordo com o professor Alexandre, essa é a primeira vez que o campeonato abre espaço para uma categoria especial. “O Mailton esta entre os atletas que podem marcar seu nome na história do Karate no Brasil, ele pode se tornar o primeiro campeão nacional nesta categoria”, explicou Alexander.

Mailton e outros três atletas de Batayporã foram classificados para a final do campeonato (Foto: Germino Roz/Nova News )

De acordo com a mãe do atleta e sua maior incentivadora, Maristela Frazon, a categoria que Mailton concorre é para deficientes, mas ela deixa bem claro que a deficiência não é desculpa e os atletas não são poupados. “Eles são avaliados com rigor, não tem diferença nenhuma, eles são capazes, por isso ganharam uma categoria só pra eles”, disse.

Maristela se emocionou ao lembrar do diagnóstico do médico. “Eu me sinto a mãe mais feliz do mundo, não digo que foi fácil chegar até aqui, principalmente lutar contra um diagnóstico que dizia que meu filho não seria capaz de fazer nada. Meu sentimento hoje é de vitória, meu coração se alegra por ele”, finalizou.

Questionado sobre o que estava sentindo em participar de um evento nacional, Mailton respondeu que esta feliz. “Eu fui em Campo Grande e ganhei uma medalha, agora vou ganhar mais uma. Tenho que treinar bastante pra vender o campeonato”, disse ele.

Mailton e mais três atletas de Batayporã, Guilherme Ramos, Samila Ramos e Pedro Matheus Morais, intensificam os treinos para participar da etapa final do campeonato, que será realizado na capital do país, Brasília. O evento esta  programado para o mês de outubro de 2014. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.