Publicado em 07/01/2026 às 11:58, Atualizado em 07/01/2026 às 16:06

Proibida venda de fórmula infantil da Nestlé com risco de contaminação por toxina

Agência Rádio Gov,
Cb image default
Imagem: Reprodução / Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa proibiu a venda, a distribuição e o uso de alguns lotes de fórmulas infantis de marcas da Nestlé, por risco de contaminação por uma toxina. A medida é preventiva e foi publicada nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro.

Foram atingidos lotes específicos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. Segundo a agência, há risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

O consumo de alimentos contaminados pode provocar vômitos persistentes, diarreia e letargia, que é a sonolência excessiva e a dificuldade de reação.

A própria fabricante iniciou um recolhimento voluntário, no Brasil e em outros países, após a identificação da toxina em um ingrediente usado na produção, vindo de um fornecedor global. A contaminação foi detectada em produtos fabricados em uma unidade localizada na Holanda.

A Anvisa orienta que pais e responsáveis devem verificar o número do lote no rótulo das fórmulas. Se o produto fizer parte dos lotes recolhidos, não deve ser consumido. Os demais lotes não foram afetados.

Em caso de dúvida, a orientação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Nestlé. Se a criança apresentar sintomas, procure atendimento médico e informe o produto consumido -- CLIQUE AQUI PARA VERIFICAR OS LOTES CITADOS.