Publicado em 21/07/2025 às 17:25, Atualizado em 21/07/2025 às 20:28
Encontro mobilizou representantes de diversos segmentos e lideranças de sete municípios da região leste para debater políticas públicas
O município de Batayporã foi palco de um marco regional nesta segunda-feira (21), ao sediar a 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres – Região Leste. O evento reuniu mais de 250 mulheres no Espaço C.S Eventos atuantes em diversos segmentos e contou com ampla programação ao longo dos períodos matutino e vespertino. Com o tema central "Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas", a conferência promoveu debates, escutas e proposições em prol dos direitos das mulheres.
A plenária foi realizada pela Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Coordenadoria Especial da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com colaboração ativa dos municípios parceiros de Angélica, Anaurilândia, Bataguassu, Ivinhema, Nova Andradina e Taquarussu.
A programação integrou a etapa preparatória da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (5ª CEPM-MS), que por sua vez compõe o processo nacional convocado pelo Ministério das Mulheres. O momento foi considerado histórico pela secretária municipal de Assistência Social de Batayporã, Thayse Cardoso Melo Roz.
"Passamos 10 anos sem conferência para as mulheres, ou seja, uma década sem sermos ouvidas. Hoje temos aqui uma experiência diversificada, com a chance de aprender com outros olhares. Foi uma alegria receber os seis municípios e parabenizo a coordenadora Simone França por esse trabalho tão importante", declarou.
A conferência foi orientada por cinco eixos temáticos que abordaram desde a participação democrática até os direitos sexuais e reprodutivos, sustentabilidade, enfrentamento às violências e cultura de paz. As discussões resultaram na elaboração de propostas e na eleição de representantes municipais para as etapas estadual e nacional do processo conferencial.
A palestrante convidada, Manuela Nicodemos Bailosa, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul, trouxe reflexões sobre os processos históricos e desafios contemporâneos das mulheres. Mestre em Sociologia e com 20 anos de atuação na área, Manuela destacou: "para se ter política pública é preciso que sejam dispostos recursos, orçamento. Senão ficaremos só no discurso."
Todos os municípios garantiram representatividade durante a conferência. Estiveram presentes os prefeitos Juliano Ferro (Ivinhema), Germino Roz (Batayporã), Rafael Hamamoto (Anaurilândia), Leandro Fedossi (Nova Andradina) e Clóvis do Banco (Taquarussu), além da coordenadora de políticas públicas para as mulheres de Bataguassu, Wilnei Ribeiro Rocha, que representou a prefeita Wanderleia Caravina, e a secretária municipal de assistência social de Angélica, Fernanda de Carvalho, representando o prefeito Edson Cassuci.
Anfitrião do evento, o prefeito Germino Roz enfatizou o papel da educação na transformação social. "É meu dever educar meu filho para respeitar as mulheres. E é o dever de todos ressignificarmos os papéis sociais, reconhecendo o protagonismo da mulher."
Durante a plenária, a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Nova Andradina, Juscimara de Oliveira, fez um apelo à valorização da escuta ativa e da construção coletiva. "A participação dos conselhos é fundamental. Tudo que acontece aqui é feito por vocês e para vocês", enfatizou.