Publicado em 08/11/2021 às 15:29, Atualizado em 08/11/2021 às 19:32

406 exames preventivos foram coletados no mês de outubro nas unidades de saúde

Devido ao sucesso do atendimento em horário estendido uma vez por semana, Nova Andradina mantém estratégia para a realização de procedimentos nos homens

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação

Dentro da estratégia de ampliar a oferta de serviços às mulheres no mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Nova Andradina estendeu o horário de atendimento nas ESFs (Estratégia Saúde da Família), uma vez por semana, até às 20 horas.

A ação, que integra a Campanha Outubro Rosa, facilitou o acesso a procedimentos específicos para o público feminino. O resultado foi a coleta de 406 exames preventivos, 105 solicitações de mamografia, 1291 testes rápidos (HIV, Sifilis, Hepatite B e C). A coleta de preventivo continua sendo realizada neste mês. As mulheres devem entrar em contato com as unidades de saúde para fazer o agendamento.

No balanço apresentado pela SMS, o número de exames citopatológicos realizados em outubro duplicou. O exame é um teste para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer.

Mediante o sucesso dessa iniciativa, no mês de novembro, as Unidades Básicas continuarão com horário estendido até as 20 horas, uma vez por semana, dentro da programação do Novembro Azul. Serão ofertados procedimentos como consulta médica, teste rápido, glicemia, PA, avaliação antropométrica e atendimento Odontológico. A campanha também marca a retomada dos grupos de tabagismo e do atendimento odontológico no CEO no horário noturno.

Relatório referente às Coletas de Exame citopatológico Colo Uterino do mês de outubro (horários diferenciados de atendimento).

Dados de Outubro apenas das coletas realizadas em horário estendido das 17 às 20 horas - 01 vez por semana durante 4 semanas.