Publicado em 08/03/2022 às 06:53, Atualizado em 08/03/2022 às 11:00

Abertura das comemorações do Mês da Mulher em Nova Andradina exaltou os desafios e as conquistas da mulher atual

Autoridades destacaram a simbologia desta data, marcada pela luta histórica das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência

Cogecom,

A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher, realizou na manhã esta segunda-feira (07/03), no Paço Municipal, uma cerimônia especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher com a presença do prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira dama Joana Darc Bono Garcia, vereadores e vereadoras, secretários e servidores municipais de diversas áreas, Policia Militar, representantes de instituições sociais e conselhos.

A ação deu início ao calendário oficial de programação das diversas secretarias do Governo Municipal durante todo este mês de março, que mostram sinergia e organização, além de engajamento de causa e propósito com as mulheres de nossa cidade.

Em todos os pronunciamentos, as autoridades destacaram a simbologia desta data, marcada pela luta histórica das mulheres para terem suas condições sociais equiparadas às dos homens.

“Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência”, declarou a psicóloga Aline Nunes.

Ana Kelly Clemente, como secretária interina da pasta de políticas públicas para a mulher, agradeceu o apoio de todos as entidades parceiras na realização de atividades como palestra motivacionais e da saúde para a mulher, blitz educativa, gincanas, bingos, realização de exames preventivos e eventos esportivos.

A primeira dama Joana Darc Bono Garcia enalteceu a força das mulheres, seja ela dona de casa, empresária, servidora pública, gari ou quando assume seu papel de mãe, de esposa, de amiga, enfim, quando se é mulher numa sociedade ainda machista, mas que está cada vez mais reconhecendo o talento, as capacidades e a importância delas na construção de um mundo melhor.

Ela também afirmou que está desenvolvendo a Campanha “Maria Bonita”, para arrecadar bolsas e materiais de higiene e maquiagem para as mulheres mais vulneráveis do município.

“Com esta ação vamos fazer muitas mulheres felizes, vamos melhorar autoestima e dar uma atenção e um carinho pra elas, e elas merecem. Todas nós merecemos porque nos 365 dias do ano lutamos para ter uma vida digna, uma família, uma profissão, para seremos pessoas melhores’.

E o prefeito afirmou que gradativamente, as mulheres estão conquistando seus espaços, como no serviço público, onde são maioria. Contudo, em algumas áreas, como na política, por exemplo, ainda não perceberam sua força, pois elas são maioria entre os eleitores, mas minoria nas câmaras, prefeituras e assembleias legislativas. Além disso, chamou a atenção para os problemas enfrentados pelas mulheres na guerra da Ucrânia.

“A determinação e a coragem delas para enfrentar essa guerra mostram a força de todas as mulheres. Nossa esperança é de que essa barbárie acabe e possamos comemorar um mundo onde homens e mulheres têm os mesmos direitos e deveres”, completou.

A solenidade foi abrilhantada com apresentações culturais do servidor Carlos Alberto Neto Oliveira e de sua esposa Camila, que interpretaram 3 canções gospel: Mulher de perfume, Mulher vitoriosa e Aleluia. O vereador Josenildo Ceará declamou uma poesia que exaltaram o exemplo, a força e a coragem das mulheres que marcaram a história de luta por direitos sociais, trabalhistas e melhores condições de vida.

Ao final, as mulheres foram presenteadas com um café da manhã, sorteio de brindes e maquiagem, feitas por profissionais -- O cronograma das comemorações do Mês da Mulher está disponível no site da Prefeitura Municipal.