Buscar

Abertura do Novembro Azul acontece na segunda-feira em Nova Andradina 

Dr. Sandro, Silvio Senhorini, Henrique Barros e a enfermeira Milene Marques estiveram na redação do Nova News para falar sobre a programação 

Na manhã desta quarta-feira (05), o vereador e médico urologista, Sandro Hoici, o secretário de saúde de Nova Andradina, Silvio Senhorini, o diretor da faculdade Uniesp, Henrique Barros e a enfermeira da Secretaria de Saúde, Milene de Melo Marques, estiveram na Redação do Jornal Eletrônico Nova News, para a divulgação do 1º Novembro Azul de Nova Andradina.

Segundo Silvio Senhorini, no ano de 2013, Dr. Sandro havia movimentado a cidade com divulgações, panfletagens e cartazes, o que contribuiu para que o projeto tomasse corpo e se expandisse, ganhando novos parceiros. “O Intuito do Novembro Azul é a conscientização de que a prevenção é o melhor remédio. Quando o câncer é descoberto precocemente existe mais chances de cura além de ser menos agressivo”, explica o secretário.

Sandro Hoici explicou que o número de exames de câncer próstata vem crescendo muito nos últimos anos, mas disse que esse número precisa crescer ainda mais. Segundo ele, só no ano de 2014 a estimativa divulgada pela Sociedade Brasileira de Urologia prevê o diagnóstico de 69 mil novos casos de câncer de próstata e a estimativa mostra que de 13 a 14 mil pessoas diagnosticadas morrerão em decorrência da doença. Hoici lembra que quando diagnosticado no primeiro estágio, a doença tem 90% de chances de cura.

De acordo com Sandro, em homens com menos de 60 anos, a doença tem um crescimento acelerado, já nos homens acima de 65 a generalização se dá de forma mais lenta. Porém, mesmo assim, ambas as idades são consideradas de risco, portanto o exame sempre é a melhor opção. O exame deve ser iniciado aos 45 anos, mas, se existir casos da doença na família, essa idade cai para 40 anos. Após a realização da primeira consulta, a orientação é que se faça o retorno a cada ano.

“O mês de novembro é um mês de conscientização, onde se vê muita panfletagem, cartazes, faixas e eventos alusivos a este tema, como a realização de palestras e bate papos, por exemplo. Tudo isso acontece para que o homem entenda que existe um ano inteiro para tratar da saúde, e o Novembro Azul é justamente o mês de conscientização para isso. As mulheres são mais corajosas que os homens, vai ver é por isso que vivem mais. Eu sempre digo aos meus pacientes. Qual é o mês do seu aniversário? Faça uma bateria de exames nesse mês, dê esse presente a você mesmo!”, disse Sandro.

A exemplo do Outubro Rosa o Novembro Azul também contará com a participação dos acadêmicos da faculdade Uniesp de Nova Andradina. “Também estamos empenhados nessa causa, nossos alunos estão em um lugar privilegiado, no banco de uma faculdade e isso faz deles verdadeiros formadores de opinião. A força com que abraçaram o Outubro Rosa em Nova Andradina com certeza vai se repetir nesse novo projeto, o Novembro Azul. Todos os alunos estarão contribuindo para que a mensagem desse mês azul chegue ao maior número de pessoas possível”, finalizou Henrique Barros.

Ao falar do preconceito e do tabu referentes ao exame do toque, Silvio Senhorini relembrou um fato que há 17 anos chamou muito a atenção. "Naquele tempo Sandro Hoici havia acabado de chegar na cidade, e já iniciou vários projetos e campanhas para tratar desse tema, o toque. Conseguimos conscientizar cerca de 100 idosos para que realizassem o exame do toque, mas o que nos chamou a atenção era que nenhum deles trocava uma só palavra na sala de recepção. Eles simplesmente entravam, faziam o exame e iam embora, mas, não contavam uns aos outros o motivo pelo qual estavam ali. Hoje as cabeças já estão mais abertas, mas ainda existe muitos homens que não realizam o exame por medo, preconceito ou insegurança. Como Sandro Hoici sempre diz, é preciso tocar nesse assunto", contou Silvio.

Confira a programação

08/11 – Panfletagem no Semáforo (esquina do museu).

10/11 – 19h Abertura da Campanha na sede da Faculdade UNIESP.

11/11 – 7h Palestra com Dr. Sandro R. Hoici para funcionários do JBS Couros de Nova Andradina.

12/11 – 7h Palestra com Dr. Sandro R. Hoici para funcionários da Energética Santa Helena de Nova Andradina.

13/11 – 7h Palestra com Dr. Sandro R. Hoici para funcionários da Energisa de Nova Andradina.

12 – 13/11 - 7h às 13h e das 11h às 17 h - Intensificação nas Unidades Básicas de Saúde da Família (palestras / solicitação de exame PSA conforme protocolo).

14/11 – 9h Palestra com Dr. Sandro R. Hoice para funcionários da Sanesul.

14/11 – 19h Fechamento da Campanha na Câmara Municipal com palestra Dr. Sandro R. Hoici.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.