Publicado em 02/03/2020 às 11:59, Atualizado em 02/03/2020 às 16:07

Abraço ao HR marca abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020 em Nova Andradina

Diácono Cícero Brais detalha temática da CF-2020 e fala sobre as obras sociais da igreja

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Abraço ao HR foi a ação de abertura da Campanha da Fraternidade - Imagem: Divulgação / Cepana 

Um abraço à quadra onde se encontram o Hospital Regional (HR) Francisco Dantas Maniçoba, a unidade do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), a Comunidade Nossa Senhora Aparecida e uma unidade educacional, marcou a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020 (CF-2020) em Nova Andradina.

A ação, que ocorreu na tarde deste sábado (29), foi o gesto concreto de início da CF-2020 na cidade, cujo lançamento ocorreu simultaneamente em todo o Brasil na Quarta-Feira de Cinzas (26). A campanha deste ano traz como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lucas 10, 33-34).

Segundo o diácono Cícero Brais, do Santuário Diocesano Imaculado Coração de Maria, o gesto serviu para abraçar, no contexto da CF-2020, instituições que representam a saúde, o trânsito, a educação e a religiosidade. “Fizemos um lindo momento de oração e contamos com a participação de dezenas de pessoas. Foi um momento muito especial”, afirma.

Cb image default
Gesto concreto mobilizou fiéis na tarde de sábado (29) - Imagem: Divulgação / Cepana

Ele explica que a Campanha da Fraternidade deste ano é um convite para que a sociedade desperte no sentido do cuidado que devemos ter para com o próximo, para com as instituições e também para com a natureza. “Ver Jesus no irmão, nas entidades, no meio-ambiente e cuidar deles é o grande convite da CF-2020, que, dentro da Quaresma, nos chama à conversão, não apenas pela oração, mas também com a ação”, pontuou.

A CF-2020 tem como inspiração a vida e as obras de Santa Irmã Dulce dos Pobres, o Anjo Bom do Brasil, e também na parábola bíblica do bom samaritano. “Somos chamados a observar as pessoas, as entidades e a natureza e, percebendo que elas precisam de ajuda, estender nossa mão, fazer alguma coisa, tomar uma atitude”, explica do diácono.

Cb image default
Diácono afirma que devemos ver Jesus nas pessoas mais necessitadas e acolhê-las - Imagem: Acácio Gomes

Cícero disse ao Nova News, que o tema da Campanha da Fraternidade agora será trabalhado pela igreja em todas as mais de 80 pequenas comunidades espalhadas pelo município, que farão encontros de oração, reflexão e atitudes concretas sobre o tema. “Nosso desejo é que este assunto da caridade e das obras sociais não fique em evidência apenas durante a quaresma, mas que seja algo constante em nossas vidas”, disse.

Obras sociais da igreja local

Sobre as obras sociais desenvolvidas pela Igreja Católica em Nova Andradina, o diácono afirma que elas são de extrema importância. Ele pontuou, porém, que a igreja não pode assumir o papel que compete ao Poder Público.

“A Igreja Católica não pode trazer para si as responsabilidades que são obrigações do governo, como saúde, educação, segurança pública, assistência social, entre outras, no entanto, essa mesma igreja, como mãe, sempre acolhe seus filhos e jamais se recusará a ajudar os mais necessitados”, disse.

Cícero destaca que em Nova Andradina, várias são as frentes que a igreja mantém dentro da Pastoral Social, que abrange trabalhos como a Pastoral da Criança, Casa do Migrante, Comunidade Betel, Vicentinos, Pastoral da Saúde e Lar Sagrado Coração de Jesus. “Tudo é feito graças ao voluntariado e à generosidade das pessoas de bom coração, afinal de contas, a igreja não é o prédio ou as instalações físicas, mas igreja somos todos nós”, afirma o diácono.

Cb image default
Temática da CF-2020 está sendo trabalhada em todas as comunidades e pequenas comunidades - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Ele também detalhou os trabalhos realizados. A Pastoral da Criança atende gestantes e crianças recém-nascidas; a Casa do Migrante recebe pessoas carentes em situação de trânsito pela cidade, oferecendo alimentação, higiene e hospedagem temporária; os Vicentinos acolhem os necessitados, providenciando alimentos e mantimentos para famílias que passam por momentos de dificuldade;

A Comunidade Betel trabalha com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social; a Pastoral da Saúde busca o bem estar das pessoas doentes através de medicamentos naturais e outros cuidados; e o Lar Sagrado Coração de Jesus atua junto aos idosos carentes da comunidade.

“Desde e gestação até o término natural da vida, a igreja busca acolher e abraçar as pessoas que necessitam de ajuda”, disse Cícero, ao afirmar que a igreja também realiza diariamente visitas às pessoas enfermas, seja em suas casas ou nas unidades hospitalares, ocasião em que são realizados momentos de oração, bem como, caso seja detectada alguma carência material, as devidas providências são tomadas para que aquela pessoa ou família seja amparada.

Nas palavras dele, também são realizadas visitas a pessoas que estão em situação de prisão devido a pendências com a Justiça, por meio da Pastoral Carcerária, bem como, de forma geral, a igreja busca estar presente na vida de homens e mulheres que, por vários motivos, acabam sendo excluídos da sociedade.

Cb image default
Diácono diz que busca da conversão deve ser constante, não apenas pela oração, mas também pela ação - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Segundo o diácono, uma das várias frases de Santa Irmã Dulce dos Pobres, que fazem parte da CF-2020 é esta: “Nós procuramos incutir no espírito dos médicos, dos funcionários, de todos que trabalham aqui, de ver a imagem de Deus na presença dos doentes que nos batem à porta. Então nós temos velhos, temos moços, que ninguém quer e que não têm para onde ir. O pessoal acha na rua, bota aí na porta, eu não vou jogar fora outra vez!”.

Cícero explica que esta frase representa muito bem o espírito que devemos ter, de ver Jesus na pessoa do outro, especialmente daqueles mais necessitados e, além disso, acolher estas pessoas, que certamente já passaram por muitas rejeições e discriminações.

Serviço

Pessoas interessadas em conhecer melhor a temática da CF-2020, bem como obter mais detalhes sobre as obras sociais da igreja, oferecer ajuda ou pedir ajuda podem entrar em contato com o Centro Paroquial de Nova Andradina (Cepana), que fica na Rua Imaculada Conceição, ao lado do Santuário Diocesano, telefone (67) 3441-1547.