Publicado em 29/04/2022 às 07:52, Atualizado em 29/04/2022 às 11:59

Acadêmicos de engenharia de produção da UFMS realizam visita técnica ao Aterro Sanitário de Nova Andradina

Todos os cidadãos são responsáveis pela redução, reutilização e pelo descarte adequado dos resíduos produzidos

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação

Os acadêmicos do 7º semestre do curso de engenharia de produção da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Nova Andradina – UFMS/CPNA realizaram na última quinta-feira (28), uma visita técnica ao Aterro Sanitário Municipal de Nova Andradina.

A atividade de campo faz parte métodos de ensino-aprendizagem da disciplina de Logística e Cadeia de Suprimentos, ministrada pelo professor Fabiano Greter Moreira, com a finalidade de conhecer o processo de controle e destinação dos resíduos sólidos produzidos no município, bem como o seu tratamento após o descarte

A visita foi conduzida pelo Engenheiro Ambiental Marcos Vinicius Gasparotto Affonso, e pelo Paulo, da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Andradina – Nova Limpa, responsável pela separação do lixo em parceria com a Transresíduos Ambiental S/A.

O importante papel do aterro sanitário e da coleta seletiva do centro urbano de Nova Andradina, assim como a reflexão sobre o comportamento das pessoas enquanto consumidores, que impactam diretamente no futuro do município e dos recursos naturais, foram alguns dos temas abordados durante a visita.

Segundo o engenheiro Marcos, “reconhecer o impacto na produção de resíduos de nossa população, que chega a 30 toneladas, coloca-nos um alerta em nossos comportamentos e atitudes de cidadãos, em prol de um consumo consciente e responsável em nosso cotidiano”, afirmou. E Paulo completou: “A adesão à prática da coleta seletiva de lixo não chega a 20% do total produzido de materiais recicláveis do município”.

Por fim, a principal lição a que os acadêmicos puderam captar é que todos os cidadãos nova-andradinenses são responsáveis pela redução, reutilização e pelo descarte adequado dos resíduos produzidos, para que a cidade cresça em desenvolvimento econômico, social e ambiental na mesma equidade.