Segunda, 16 de Dezembro de 2019
Buscar

Ação de prevenção do câncer de boca encaminha 13 casos para o CEO

Foram realizados 79 exames clínicos na Unidade Móvel estacionada na avenida Joaquim de Moura Andrade durante toda a sexta-feira passada

Fotos: William Gomes

Cb image default

Ação de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca realizada na última sexta-feira (8), na avenida Joaquim de Moura Andrade resultou na realização de 79 exames clínicos e o encaminhamento de 13 casos para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Nova Andradina através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS).

A população que passou pelo local recebeu também material educativo e orientações. Os exames clínicos odontológicos foram feitos por dentistas posicionados na unidade móvel e nas tendas de atendimento.

Além desta ação pontual, as unidades de Estratégia de Saúde da Família estarão desenvolvendo palestras educativas sobre a Prevenção do Câncer de Boca e atendimentos com foco no diagnóstico precoce durante todo mês de novembro.

Por meio do exame clínico é possível visualizar lesões suspeitas e diagnosticar o câncer na boca em fase inicial. "É um procedimento simples de observação e que não requer instrumentos especiais, podendo ser feito nas consultas odontológicas", informa a coordenadora da saúde bucal no município, Melissa Araujo.

Cuide da sua saúde e previna o câncer na boca:

– Evitando o consumo excessivo de álcool;

– Evitando fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;

– Evitando exposição ao sol sem proteção;

– Evitando o uso de próteses desajustadas à sua boca;

– Tendo uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;

– Tendo um acompanhamento odontológico frequente;

– Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;

– Realizando o autoexame da boca, procurando qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.

Diante de feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, sangramentos sem causa conhecida, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçada na boca procure sua unidade de saúde!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.