Publicado em 10/12/2020 às 08:57, Atualizado em 10/12/2020 às 13:02

Agehab realiza sorteio de 128 moradias para Nova Andradina; Confira a relação dos contemplados

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Cogecom

A Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), sorteou nesta quarta (09), 128 unidades habitacionais para famílias de Nova Andradina. A seleção foi feita de forma online e transmitida pela página de facebook oficial da prefeitura e do governo do estado, em tempo real, de maneira segura e transparente - confira aqui a relação de sorteados.

Devido a pandemia do novo coronavírus, o sorteio não foi aberto ao público e contou apenas com a presença do prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, a diretora da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, assessor de governo, Marcio Pezão, e representantes da Agehnova (Agência Municipal de Habitação de Nova Andradina).

A lista de aptos ao sorteio foi composta de pessoas que se enquadraram nos critérios nacional e estadual do Programa Minha Casa Minha Vida que conta com recursos dos governos Federal, Estadual e Municipal.

O prefeito Gilberto Garcia agradeceu a parceria do governo do estado na viabilização deste projeto habitacional. “Hoje é um grande dia, são 128 irmãos nova-andradinenses que ganharão um presente especial de Natal. No primeiro semestre de 2021, logo que ficarem prontas as documentações, essas famílias lá estarão”.

Em seguida, o prefeito pediu o apoio do governador Azambuja na construção de mais mil casas. “A nossa meta de governo é construir mais mil casas. Para isso, mas precisamos da parceria do governo do Estado. Temos a coragem, determinação e expertise para fazer. Junto com a equipe Agehab, capitaneada pela Maria do Carmo, com certeza absoluta serão mais mil casas nos próximos 4 anos”, frisou Gilberto.

Diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, afirmou que esse programa só se realizou por força das parcerias e o aporte de recursos do governo do estado. “É uma obra maravilhosa, que atenderá as famílias que mais precisam, com ganhos de R$ 1.800,00 de renda. O momento é importante porque mostra um trabalho de seriedade, isento, com uma seleção totalmente transparente, por meio de um sistema auditado, a prova de qualquer suspeita, que atende aos critérios do processo de seleção, decretos e portarias de todas as esferas governamentais”.

No sorteio foram selecionadas as 128 famílias titulares e mais uma lista de reserva. As famílias sorteadas devem apresentar a documentação, caso isso não ocorra, é chamada a família que está na lista de reserva”.

Sobre as famílias inscritas

Ao todo, 2.242 famílias estavam habilitadas. Dos sorteados, sete famílias eram de idosos, treze de famílias de que façam parte pessoa(s) com deficiência e as demais para os grupos 1, 2 e 3, conforme critérios estabelecidos em lei, além das seis unidades referentes ao atendimento obrigatório para crianças com microcefalia. A previsão é de que a entrega ocorra ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com decreto municipal, o período de inscrição encerrou dia 16 de maio de 2019. Já a relação de candidatos habilitados para o sorteio foi publicada em Diário Oficial no dia 26 de março de 2020. O sorteio seguiu as regras da Portaria Nº 163, do Programa Casa Verde e Amarela.Após o sorteio, as famílias selecionadas devem apresentar documentação para comprovação dos critérios atendidos na Agência Municipal de Habitação.

Cotas - Das 128 unidades habitacionais, 5% serão destinadas aos idosos e 10% às pessoas com deficiência, além do atendimento obrigatório para crianças com microcefalia. As demais unidades serão distribuídas para sorteio entre as famílias residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; e famílias de que façam parte pessoa(s) com deficiência, conforme critérios nacionais; famílias com filho em idade inferior a 18 anos; famílias monoparentais (constituída somente pela mãe, somente pelo pai ou somente por um responsável legal por crianças e adolescentes); e famílias de que faça parte pessoa com doença crônica e incapacitante para o trabalho, conforme critérios municipais - confira aqui a relação de sorteados.