Publicado em 27/03/2022 às 19:40, Atualizado em 29/03/2022 às 13:24

Água de lago amanhece verde e chama atenção de moradores de ranchos, em Anaurilândia

Segundo moradores, não é primeira vez que o fenômeno acontece

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagens: Nova News

Os moradores donos de ranchos de veraneio localizados às margens do lago da Usina Sergio Motta, no município de Anaurilândia, se surpreenderam com a coloração verde da água ao chegar na região manhã deste domingo (27). Silvio Alves, professor no município de Anaurilândia foi uma das primeiras pessoas a testemunhar o fenômeno e conta que assustou com a coloração da água.

"Não é a primeira vez que presencio esse fenômeno. Já ocorreu em outras ocasiões, porém, com essa intensidade, nunca foi visto”, disse.

Uma equipe do Nova News percorreu as margens do lago e constatou que a coloração se estendia por um longo trecho, se perdendo um pouco apenas nas saídas de córregos.

“Parece que despejaram tinta verde na água. Nunca vi isso”, disso João Ribeiro (56), morador em um colônia de pescadores nas proximidades  do lago.

Ainda na tarde deste domingo, a reportagem do Nova News entrou em contato com o biólogo Ancelmo Toloti, para que o mesmo pudesse, através de imagens, dar uma explicação sobre o fenômeno.

“Pelas imagens, aparentemente parecem ser algas em quantidade excessiva, e está indicando algum desequilíbrio no estado fisicoquímico da água o que tornou o meio propício a proliferação dessas algas” explica.

Toloti disse ainda que isso pode ser também um fenômeno natural da proliferação de algas que com a mudança de nutrientes a luz solar, que nesse verão é mais intensa, propagasse uma maior pigmentação, tornando assim a água mais verde .

“Teria que fazer também um levantamento dos possíveis contaminantes do curso d'água e comparar através de análise”, finalizou .

Moradores disseram ao Nova News que teriam acionado a Polícia Militar Ambiental para comparecer ao local.

Nota da Cesp:

A CESP – Companhia Energética de São Paulo, informa que a mudança na coloração da água no reservatório da UHE Sérgio Motta (Porto Primavera), verificada no início desta semana, ocorreu de forma pontual em uma região localizada especificamente na margem sul-mato-grossense, entre os municípios de Anaurilândia e Bataguassu. O fenômeno é considerado normal e sua duração e intensidade podem ser variáveis ao longo dos anos. Com o aumento do volume de chuvas, observado nas últimas semanas, é comum que haja maior carreamento de nutrientes para o reservatório, favorecendo o desenvolvimento de microalgas. Este evento resulta em um fenômeno conhecido como “floração”, processo comum em determinados períodos do ano, como no verão e início do outono, quando há uma maior incidência solar. A Companhia reforça que mantém o Programa de Limnologia dedicado ao monitoramento periódico da qualidade de água do reservatório da UHE Porto Primavera. Neste programa, já foram registradas 130 espécies destas algas, as quais contribuem para a oxigenação da água por meio de sua atividade fotossintética, bem como servem de fonte de alimento para os peixes planctófagos