Publicado em 29/07/2020 às 10:46, Atualizado em 29/07/2020 às 14:53

Além do baixo índice de isolamento social, nova-andradinense também tem esquecido da máscara

Leitores do site afirmam que muitas pessoas não têm usado o equipamento que é obrigatório

Acácio Gomes, Redação Nova News

Devido à pandemia de covid-19, as autoridades ligadas à saúde pública, entre outras recomendações, destacam a necessidade do isolamento social e do uso de máscaras de proteção, porém, em Nova Andradina, muitas pessoas não têm se atentado a estes cuidados.

Com relação ao isolamento social, por exemplo, dados divulgados nesta quarta-feira (29) mostram que, em Nova Andradina na terça (28), o índice ficou em apenas 39,4%, bem abaixo do recomendado que é de cerca de 70%.

No domingo (27), a taxa foi ainda mais baixa, ficando em apenas 34,6%. Os dados mostram que a maior parte da população não tem se preocupado em cumprir o distanciamento social.

Além da alta circulação de pessoas, outro fator que preocupa em Nova Andradina é quanto à não utilização de máscaras de proteção por algumas pessoas.

Cb image default
Leitor flagrou suposto cliente sem máscara em loja na região central de Nova Andradina - Imagem: WhatsApp / Nova News

Esta semana, por exemplo, vários leitores do Nova News entraram em contato com o site afirmando que diversas pessoas, seja nas ruas ou nos estabelecimentos comerciais, não estariam fazendo uso do equipamento de proteção.

Um morador inclusive encaminhou uma foto de uma loja da cidade, onde um suposto cliente estava tranquilamente sem a máscara no rosto. “Este homem e um menino, provavelmente pai e filho, entraram, permaneceram no interior do comércio e saíram sem serem abordados ou orientados por ninguém da equipe da loja”, disse o leitor que registrou o flagrante.

Em Nova Andradina, decreto municipal que entrou em vigor em junho obriga o uso de máscaras em espaços públicos e comércios, devendo tanto o cliente estar ciente do seu dever quanto os proprietários e funcionários dos estabelecimentos têm a obrigação de impedir que pessoas sem o equipamento entrem nestes locais.

Uso de máscara no Estado

Além do decreto municipal, a utilização de máscaras passou a ser obrigatória em Mato Grosso do Sul desde o dia 22 de junho por determinação do Governo do Estado.

Uso de máscara no Brasil

Já no dia 03 de julho, o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção individual em espaços públicos e privados durante a pandemia do novo coronavírus. A Lei nº 14.019/2020 foi publicada na mesma data no Diário Oficial da União.

Pandemia em Nova Andradina

A incidência de casos confirmados de covid-19 em Nova Andradina chegou a 130 nesta terça-feira (28), segundo informações apuradas pelo Nova News junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Destas 130 confirmações, os dados apontam que 98 pessoas estavam curadas e 27 estavam ativas. Desde o início da pandemia foram registrados 05 óbitos no município.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!!