Publicado em 15/01/2021 às 11:39, Atualizado em 15/01/2021 às 15:48

Amandina: placa encontrada em escombro foi restaurada por professora

Placa já foi servida como peça de exposição e retrata história do distrito

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Redes Sociais

Uma placa que indica a história do distrito de Amandina, com data de criação e o nome de políticos da época, foi motivo de vários questionamentos na ultima semana após uma postagem feita pelo prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro (DEM). A declaração do chefe do Executivo chamou a atenção do Nova News, que produziu uma reportagem sobre o caso.

Na última semana, a reportagem foi procurada pela professora de História Claudia Reberte, do distrito de Amandina, onde nos relatou outros detalhes sobre a placa. De acordo com a educadora, o artigo já havia sido exposto em um evento realizado pela escola do distrito e que teve como objetivo apresentar a cultura local e retratar a história de Vila Amandina.

Após a exposição, a placa foi guardada pela professora na esperança que algum dia pudesse ser recolocada no seu devido lugar. “Fico feliz de saber que o prefeito teve acesso a imagem desta placa e se colocar a disposição de voltar a mesma para o lugar de onde nunca deveria ter saído, pois ela retrata um pouco da história de nosso distrito”, disse.

Como foi localizada

Cláudia explica que durante os preparativos para a exposição, isso ainda no ano de 2017, ela teria comentado com seus alunos de uma placa que existia em um obelisco localizado na região central da vila e que foi destruído há anos. “Perguntei a meus alunos que seria interessante tentar localizar a peça, pois nela continha dados que remetem à verdadeira história do distrito”.

A professora disse ainda que, no passado, “rezava a lenda que a referida placa teria sido jogada nas as águas do Rio Ivinhema”.

Dias depois, um de seus alunos teria comentado com o pai sobre o trabalho escolar, relatando o episódio da placa. Na sequencia, a educadora foi surpreendida pelo pai do estudante que a procurou dizendo que sabia da localização.

Segundo o relato do morador, há alguns anos, quando trabalhava ainda em uma usina de cana de açúcar da região, teria passado pelo local onde existia o monumento e que estava sendo derrubado para a construção de uma obra de asfalto. O morador disse que a placa estava em meio ao entulho e que a mesma seria levada para o lixo.

Vendo a cena, o homem teria parado, pegado a placa e colocado em saco plástico e levado para sua casa, onde permaneceu em poder dele por anos. Ainda em 2017, a placa chegou até a mão da professora, onde foi restaurada por ela e usada com peça de exposição,

Claudia disse que diferente da informação que chegou até o prefeito de Ivinhema, que a placa estaria em um depósito, houve uma pequena contradição, pois a peça se encontrava guardada em sua casa. A educadora explica ainda que, mesmo diante de algumas informações desencontradas, ela e todos os moradores do distrito estão felizes por saber que o atual prefeito pretende recolocá-la a placa em seu devido lugar e, desta forma, resgatar parte da história do distrito.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!