Publicado em 08/06/2021 às 07:53, Atualizado em 08/06/2021 às 12:01

Anaurilândia: apoio garante permanência de produtores no campo e potencializa produção leiteira

Famílias que já pensavam em vender sítios retomaram ânimo com as transformações do Senar/MS e apoio da Prefeitura de Anaurilândia

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação

A chegada de projeto desenvolvido pela Famasul, por meio do Senar/MS, com o apoio da Prefeitura de Anaurilândia, tem mudado a vida de muitos produtores do município. Alguns deles, inclusive, já pensavam em vender seus sítios.

É o caso de Lúcia Pereira e família que já estudavam a possibilidade de abandonar a produção de leite, porém, o ânimo foi retomado com a implantação do projeto baseado na Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Leite.

Com a iniciativa, eles conseguiram bons resultados com a reforma de pastagem, melhora na genética e no manejo do gado, e voltaram a “acreditar no sonho de progredir”, pautando o mais recente case de sucesso da série #TransformandoVidas, da Famasul.

“Era um solo degradado, sem pastagem nenhuma, cheio de mato para limpar. Depois que o Senar chegou melhorou bastante. No pasto foi feita a recuperação, adubação, calcareação das pastagens e do solo. E, assim, temos um bom manejo rotacionado. O fornecimento de água dos animais também melhorou, além da genética das vacas e bezerros. Agora estamos anotando tudo que precisa organizar no dia a dia do sítio”, resume Lucia.

Com as melhorias no manejo e na pastagem, os resultados positivos começaram a aparecer na produção leiteira, que passou de 40 litros para 110 litros por dia.

“Uma das coisas mais importantes que melhoraram foi o psicológico da gente. Meu marido já não tinha aquele ânimo para o trabalho, pensava até em vender a propriedade, porque não via mais sentido de como restabelecer e chegar no nível que gostaria. O atendimento do Senar fez com que renascesse essa vontade, fez a gente voltar a acreditar que poderia ter aquilo que a gente sonhou um dia, que é ver nosso sítio tendo progresso”, finaliza.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!