Buscar

Anaurilândia – “Após um ano de pandemia, mudamos nossa forma de atender os idosos, porém, o amor é o mesmo”, dizem servidores

Os funcionários da Assistência Social vão até a casa dos idosos para levar diversas atividades durante período de pandemia

Cb image default
Imagem: Divulgação

Já se passou mais de um ano desde que as atividades voltadas aos idosos do município de Anaurilândia foram mudadas integralmente, isso desde meados de março de 2020, época em que explodiram os primeiros casos de COVID-19 no Brasil e no mundo.

Naquele período o município foi um dos primeiros do estado a suspender diversas atividades, dentre elas o “Projeto Conviver”, voltado especificamente ao atendimento aos idosos da cidade.  "Tudo teve que mudar, porém, a única coisa que nunca muda, é o amor por eles”, ressalta Heidy Rocha Cabriotti, uma das responsáveis pela coordenação da ação.

Gabriotti explica ainda que durante todo esse período, o protocolo de atendimento foi se aperfeiçoando e aos poucos, o medo foi se transformando em segurança, confiança e acima de tudo, amor por cuidar de cada um deles, tendo sempre para cada servidor uma forma de gratidão.

Heidy ressalta ainda que durante esse período, a rotina dos idosos mudou muito, dependendo de cada um deles, e por isso, as medidas preventivas foram adotadas e os cuidados individuais, redobrados.

A coordenadora do projeto detalhou que ao longo desta pandemia, diversas datas comemorativas, tais como, dia dos pais, dia das mães, Páscoa, entre outras ações, tiveram que ser realizadas de forma diferente.

“Ao invés de virem até a sede do projeto, foi ao contrário, nós que nos deslocávamos de forma segura e responsável ao encontro deles, para  entregar as atividades e acompanhar de perto como cada um deles estão se saindo durante esse período”, diz.

Já para Luzia Takazono, primeira dama do município, com a pandemia, a grande preocupação sempre foi manter os serviços sociais que atendem diversos programas funcionando, e, para isso, foram criados mecanismos para que estes atendimentos chegassem até as pessoas participantes dos projetos, e com os idosos, isso não foi diferente. A gestora explica que além das atividades corriqueiras, todas as datas comemorativas contaram com ações que chegaram a todos através dos profissionais da Assistência Social.

Dentro deste contexto, a chefe da pasta destaca o empenho dos servidores municipais, principalmente os que lidam com os projetos sociais, que segundo ela, estão até o momento se desdobrando para dar conta do recado de forma segura e eficaz e com muito amor.

“Temos que ir convivendo com esse chamado “novo normal” na esperança que essa vacina chegue logo para todos e possamos voltar a nossa rotina de antes”, finaliza. Em Anaurilândia,  os idosos do município já foram vacinados em quase sua totalidade, restando ainda alguns para tomarem a segunda dose.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.