Publicado em 07/02/2022 às 13:55, Atualizado em 07/02/2022 às 18:03

Anaurilândia, Batayporã e Taquarussu ainda não implantaram “taxa do lixo” e descumprem Lei Federal

Municípios estão em desacordo com o Novo Marco Legal do Saneamento Básico e podem responder por improbidade administrativa

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Arquivo

Na região de Nova Andradina, ao menos três municípios – Anaurilândia, Batayporã e Taquarussu - ainda não se adequaram à Lei Federal nº. 14026/2020, que atualiza o Marco Legal do Saneamento Básico. Dentre outras medidas, a legislação prevê a instituição da tarifa de coleta de resíduos, conhecida como taxa do lixo.

Ocorre que, segundo a Lei, a cobrança deveria ter sido estabelecida até julho de 2021. Com mais de 4 mil municípios sem cumprir o prazo, de acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), foi admitido o período até janeiro de 2022 para a implantação.

O objetivo da taxa é garantir eficiência à prestação do serviço de coleta de lixo, limpeza pública e manejo dos resíduos sólidos, que geram despesas altas aos caixas públicos e acabam negligenciadas. O resultado são lixões e nenhuma gestão dos resíduos sólidos.

Prefeituras e Câmaras que não corresponderem à Lei Federal podem responder por improbidade administrativa e crime de responsabilidade, pois a não criação da cobrança pode ser interpretada como renúncia de receita.

Além de Nova Andradina, na região, Bataguassu e Ivinhema já têm a taxa em vigor. Levantamento do sistema e-TCE, do Tribunal de Contas do Estado, aponta que, até outubro de 2021, outras 28 cidades de Mato Grosso do Sul já instituíram lei municipal regulamentando a taxa do lixo. Considerando o total, 39,24% dos municípios do Estado instituíram lei própria com os parâmetros para cobrança.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!