Buscar

Anaurilândia - Em palestra do Sebrae, ex-prefeito do interior do RS fala em como transformar a economia local

Palestra ocorreu durante o lançamento oficial do programa ‘Cidade Empreendedora’

Fotos: José Almir Portela/Nova News

Cb image default

O ex-prefeito de Crissiumal (RS), Walter Heck, foi o palestrante do Sebrae no lançamento oficial do programa ‘Cidade Empreendedora’, que está sendo implantado no município em parceria com a Prefeitura Municipal de Anaurilândia.

Nem mesmo a chuva, acompanhada do frio, intimidou os moradores e comerciantes da cidade, que lotaram o plenário da Câmara Municipal durante a noite desta quinta-feira (04).

Tendo em seu currículo três mandatos na prefeitura de um dos menores municípios do interior do Rio Grande do Sul, Heck foi condecorado pelo Sebrae com o prêmio ‘Prefeito Empreendedor’.

Em sua palestra, ele destacou como ao longo de seus mandatos como gestor público, transformou a pequena Crissiumal em um dos municípios que mais se destacaram com economia local e sustentável.

O programa ‘Cidade Empreendedora’ é desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de promover o desenvolvimento local, por meio de um trabalho conjunto com prefeituras municipais, para identificar e atuar com foco em eixos estratégicos da economia para o crescimento.

O ‘Cidade Empreendedora’ está dividido em oito eixos que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Cb image default
Edinho Takazono (MDB) recebendo diagnóstico "Anaurilândia em Números" - Foto: José Almir Portela

Participando do evento, o prefeito Edinho Takazono (MDB) recebeu das mãos da gerente regional do Sebrae em Dourados, Flavia Rosa, um documento denominado “Anaurilândia em Números”, onde consta um levantamento detalhado contendo todos os dados do município. Para Takazono, o projeto é uma das apostas para desenvolvimento local, porém, ele explica que é preciso um engajamento da população no sentido de fazer com que a comunidade possa num futuro, próximo colher os frutos.

“Sozinhos não chegamos a lugar nenhum. É preciso que toda nossa comunidade abrace essa ideia. Tenho certeza que tanto a população, principalmente o comércio local, juntamente com os moradores e produtores da zona rural, vão abraçar essa proposta”, disse.

Além do prefeito, representantes do Sebrae e secretários, também estiveram presentes o vice-prefeito Adolfo Casado, o promotor de Justiça do município, Alan Arakaki e o presidente da Câmara Municipal, Jorge Soares Santana (Jorjão).

O programa Cidade Empreendedora segue nesta sexta-feira (05), com outra palestra na cidade. A partir das 9h, da manhã acontece no auditório da Secretaria de Educação, a oficina ‘Mapa de Oportunidades’, que visa ajudar os municípios a conhecer seus nichos principais de negócios e entender como rentabilizá-los melhor. O município pode fazer até mesmo a captação de empresas justamente por ter esse diagnóstico em mãos. (Com informações do Sebrae).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.