Publicado em 21/10/2020 às 07:45, Atualizado em 21/10/2020 às 11:47

Anaurilândia - Funcionando a todo vapor, estação trata 20 litros de esgoto bruto por segundo

Para executar as obras, foram viabilizados R$ 3,9 milhões em recursos no município

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação

Em Anaurilândia, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), através do Governo do Estado e do Poder Executivo Municipal, investiu pesado em importante em uma importante obra para que todos os moradores do município tenham coleta e tratamento do esgoto doméstico.

Com recursos próprios da empresa, foi concluída uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade de tratar 20 litros de esgoto bruto por segundo, serviço desempenhado com total eficiência.

A ETE é uma unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que, através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

Também foram construídos, paralelamente, 1.229 metros de linha de recalque, estação elevatória de esgoto tratado, 1.704 metros de coletor tronco, 1.287 metros de emissário e mais 2.596 metros de intervenções na rede coletora, com 624 ligações domiciliares de esgoto.

O valor de investido foi de R$ 3,9 milhões da própria empresa. Com a conclusão da obra, que já opera a todo vapor, o município de Anaurilândia tem uma cobertura de esgotamento sanitário que já atinge o índice de 51%. “A nossa meta é que, já para o próximo ano, esse índice de moradias atendidas seja dobrado”, explica Paulo Gonçalves, secretário municipal de Obras.

O gestor ressalta que o tratamento do esgoto doméstico também é muito importante para a preservação do meio ambiente. Nas palavras dele, o esgoto não tratado pode comprometer gravemente a saúde pública, por isso é importante que cada gestor tenha uma visão voltada para obras referentes ao saneamento básico. (Com informações da assessoria).

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!