Buscar

Anaurilândia - Palestra alerta jovens sobre prevenção do suicídio

Atividade faz parte da campanha Setembro Amarelo

Imagem: Divulgação

Cb image default

Uma palestra realizada junto aos alunos estagiários que fazem parte da Administração Pública do município de Anaurilândia serviu para alertá-los sobre a importância da prevenção do suicídio, mal que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.

Ministrada pela psicóloga Juliana Rocha Rodrigues Zirondi, a palestra faz parte do Setembro Amarelo que é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 e idealizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

Cerca de 100 jovens participaram do debate onde foram discutidos temas como causas e consequências, entre outros aspectos relacionados ao assunto. Juliana, que também atende no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), falou por cerca de uma hora sobre o tema e chamou atenção para importância sobre a discussão.

O suicídio é tratado como um problema de saúde pública e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo, sendo esta a segunda principal causa de morte entre indivíduos com faixa etária de 15 a 29 anos.

Além disso, um estudo realizado em 2002, por José Manoel Bertolote, pesquisador na área, afirma que 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais tratados indevidamente ou não tratados de forma alguma.

De acordo com Kelven Lucas Barbaresco Siqueira, coordenador do programa de estágio no município de Anaurilândia, o tema é de suma importância, pois segundo ele, a faixa etária dos integrantes do programa é uma das mais atingidas no mundo todo pela questão em pauta.

“Precisamos ouvir profissionais da área, debater e discutir sobre depressão e suicídio sem barreiras para que possamos desmistificar a questão”, explicou.

O coordenador disse reuniões e rodas de conversas são realizadas com frequência envolvendo os integrantes do programa de estágio do Poder Público Municipal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.