Buscar

APAE de Nova Andradina completa 40 anos e recebe moção da Câmara

Cb image default
Foto: Junior Lima/7ª Arte

Os 40 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Nova Andradina foram destacados na Moção de Parabenização 14/2021, apresentada pela vereadora Cida do Zé Bugre (PL) e subscrita por todos os parlamentares.

Por iniciativa da professora Laurecy Correa Tomazinho, a entidade foi fundada em 31 de agosto de 1981, devido à falta de atendimento educacional destinado a pessoa com deficiência intelectual e múltipla e transtorno global do desenvolvimento.

A primeira unidade da APAE foi o Centro de Educação Especial de Nova Andradina (CEDENA), que funcionou em uma casa de madeira de quatro cômodos, alugada e paga pela entidade.

As duas profissionais que atuaram na época foram cedidas pela prefeitura, uma pedagoga e uma auxiliar de serviços gerais. Laurecy foi a primeira presidente da instituição e era quem realizava o transporte escolar, utilizando veículo próprio.

A Prefeitura Municipal se mostrou parceira, buscando atender a demanda e oportunizando o desenvolvimento da instituição, cedendo profissionais da área de Educação, Assistência Social e Saúde, e maximizando as modalidades de atendimento.

Já em 1987, com reforço do Estado a partir da cedência de professores, foi possível ampliar as vagas de atendimento e, com os apoios obtidos, alugada uma Kombi para transporte dos alunos.

A APAE de Nova Andradina também acolheu alunos de municípios vizinhos e auxiliou na criação de associações na região, para que cada cidade pudesse contar com sua própria unidade autônoma.

Hoje, a Escola de Educação Especial Raio de Sol, mantida pela APAE de Nova Andradina, também conta com o Centro de Atendimento Educacional Especializado Laurecy Correa Tomazinho.

A entidade também se mobilizou pra revitalizar e reestruturar o Centro de Equoterapia, além de iniciar o processo de ampliação, reforma e construção da estrutura física e aquisição de terreno para criação de espaço destinado a saúde.

Também houve a estruturação e implementação dos serviços por meio de aquisições realizadas com recursos de parcerias do poder público, como veículos para transporte escolar e atendimento dos usuários; equipamentos para triagem e para atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia entre outros; equipamentos tecnológicos para usuários e atividades complementares, equipamentos audiovisuais; aquisição de equipamentos para cozinha e refeitório; mobílias adequadas para as salas de aulas entre outros itens.

Soma-se isso à maximização das modalidades de atendimento por meio dos centros de atendimentos mantidos pela APAE de Nova Andradina: Centro de Educação da APAE, Centro de Saúde da APAE, Centro de Assistência Social da APAE e Centro de Equoterapia de Nova Andradina.

Atualmente, APAE de Nova Andradina atende diariamente cerca de 312 pessoas com deficiência e suas respectivas famílias, nas seguintes modalidades de atendimento: escolaridade especial; psicológico; fonoaudiólogo; de fisioterapia; odontológico; acompanhamento médico e análises laboratoriais; esporte; assistência social; artes; recreação; e como serviço de apoio ao ensino: oficinas pedagógicas, treinamento esportivo, grupo de dança, equoterapia e informática.

A entidade vem se mantendo financeiramente por meio de convênios com órgãos Federal, Estadual e Municipal, doações de clubes de serviços, contribuintes associados, doações, promoções e doação de serviços.

A equipe de profissionais é composta por professores cedidos do Estado e município, estagiários, contratados (assistente social, saúde, equoterapia, educação, administrativo e serviços gerais) e voluntários da diretoria, fornecendo material de apoio para a execução de atividades socioassistenciais, escolares e de saúde, com o fornecimento de alimentação, lazer e realizando, ainda, prevenção em bebês com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, visando atender as suas especificidades e promover o acesso adequado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.