Buscar

Apae de Nova Andradina é contemplada com importante projeto do Sesi

Os estudantes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) foram contemplados com o projeto “Qualidade de Vida e Higiene bucal e Nutrição”. A ação é desenvolvida pela Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento, em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec).

Na última semana foram abordados aspectos da higiene bucal para os alunos da Apae. As professoras entraram em contato com o SESI e solicitou a parceria junto ao odontólogo Fábio Capobianco que destacou a importância da manutenção da higiene em todas as idades. “Manter uma boa higiene bucal é extremamente importante em todas as idades. Os cuidados com a boca, gengiva e, em especial com os dentes, previnem o mau hálito e alguns outros problemas bucais, como a cárie, tártaros e gengivite, que em geral são causados pela proliferação descontrolada de bactérias na cavidade oral”, enfatizou o profissional.

Odontólogo Fábio Capobianco destacou a importância da manutenção da higiene em todas as idades (Imagem: Divulgação)

A placa e o tártaro não afetam todas as pessoas da mesma forma; há uma significativa diferença na susceptibilidade e na resistência entre as pessoas. Para alguns, esses depósitos crescem muito mais rápido com o passo dos anos; isto é, quando se tem mais idade, maior cuidado se deve ter na rotina de higiene dental. No entanto, há diversas formas de mudar a rotina de higiene dental para ajudar a proteger seus dentes do acumulo da placa e o tártaro. Os dentistas recomendam uma limpeza profissional a cada seis meses ou mais destacou.

Quem participou também foi nutricionista Marcia Lambert, que é responsável pela distribuição dos alimentos na rede municipal, e que falou um pouco da importância dos alimentos no nosso dia a dia, ressaltando os cuidados que devemos tomar em relação à fritura e qual a importância dos alimentos para nosso organismo, bem como também a importância do consumo das frutas e hortaliças e vegetais para a saúde. 

A nutricionista acrescentou ainda que a alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos ressalta a mesma.

Já as professoras Michelli e Francielli, do SESI-Indústria do Conhecimento, finalizaram as palestras falando da importância da higiene corporal. Os bons hábitos de higiene pessoal como tomar banho, escovar os dentes, cortar os cabelos, manter as unhas aparadas e limpas, lavar bem as mãos além de deixar as pessoas mais cheirosas, limpas e bonitas contribui para uma boa saúde, melhorando inclusive a sua aparência e autoestima.

Cada parte do corpo tem características diferentes que necessita de cuidados específicos. É importante manter sempre limpos os corpos, assim como as roupas e acessórios que serão utilizados e os objetos que serão manuseados. Parece muito óbvio, porém, muita gente se esquece desses cuidados básicos. Um simples descuido nestes hábitos pode ocasionar algum problema de saúde como contaminações e infecções responsáveis por várias doenças.

Esses e outros projetos com temas transversais se encontra à disposição das unidades de ensino para firmarem novas parcerias para a realização de palestras voltadas a educação e projetos voltados para o mesmo.

 Além do projeto “Qualidade de Vida e Higiene Pessoal”, a Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento oferece internet gratuita, livros, DVDs, revistas, jornais e espaço para pesquisa. A unidade está localizada na Rua Walter Hubacher, nº 1.299, centro. Informações pelo telefone (67) 3441-7947.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.