Publicado em 02/07/2021 às 11:24, Atualizado em 02/07/2021 às 15:34

Apesar de autorização, Nova Andradina segue sem previsão para imunizar comerciantes

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Foto: Marcely Gomes / Semcom

Apesar da autorização pela inclusão de novos grupos prioritários (comerciantes, bancários e imprensa) na estratégia de imunização contra a Covid-19, Nova Andradina segue sem previsão para imunizar os novos públicos.

A inclusão desses profissionais (incluindo ainda oficiais de justiça, colaboradores de cartórios, motoristas de aplicativos, moto taxistas, taxistas, profissionais de segurança privada e de transporte de valores) foi pactuada em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite de MS (CIB-SUS/MS), em que o Conselho de Secretários Municipais de Saúde deliberou a favor da inclusão.

A reunião foi classificada como “tensa” por alguns técnicos presentes, uma vez que alguns gestores se posicionaram de forma contrária. Diante disso, ficou a critério de cada município estabelecer sua própria estratégia, limitando ao quantitativo de 10% dos lotes recebidos para esses públicos.

Em entrevista ao Nova News, o secretário municipal de Saúde de Nova Andradina, Sérgio Maximiano, disse que o Município ainda avalia se irá inserir o público como prioritário, uma vez que a vacinação por idade, segundo ele, tende a ser mais ágil. “Estamos analisando qual será mais rápido. Se por idade, devemos chegar aos 18 anos em 40 dias todos vacinados”, estimou.

Autorizada na quarta-feira à noite, alguns municípios já iniciaram a vacinação na quinta-feira (1), a exemplo de Dourados. Na região do Vale do Ivinhema, Batayporã foi quem puxou a fila mais uma vez, imunizando, já na manhã desta sexta-feira (2), pessoas a partir de 38 anos e profissionais integrantes das categorias recém-autorizadas.

Nesta sexta-feira, Nova Andradina inicia a aplicação da primeira dose da vacina para pessoas em geral, com idade de 42 anos ou mais, a partir das 13h. (*Colaborou José Almir Portela)

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!