Publicado em 01/02/2021 às 14:01, Atualizado em 01/02/2021 às 18:06

Após chuvas, Lagoa do Sapo recebe mais três valetas para evitar alagamentos

Medida visa evitar incômodo das enxurradas; Secretaria de Obras também executa serviços de roçagem urbana e manutenção das vias rurais

Ana Carla Barbosa, Assessoria PMB
Cb image default
Equipes também farão a limpeza das vias no entorno da lagoa. Foto: Ana C. Barbosa

Responsável por receber as águas pluviais de parte do centro e entorno do Paço Municipal, a Lagoa do Sapo passou por obras de melhoria para o escoamento dos volumes já no início da manhã desta segunda-feira (1º). Agora, o local conta com mais três valetas somadas às outras quatro abertas nas últimas semanas.

A medida visa aliviar as enxurradas que se acumulam na região, principalmente na Avenida Antônio Spinosa Mustafá. Durante o sábado (27), o prefeito Germino Roz esteve na Lagoa para verificar o fluxo d'água. “A água já começou a escoar mais rápido, o que é muito bom. Mas sabemos que isso é uma medida paliativa. Por isso estamos em articulação com o Governo do Estado para viabilizarmos recursos para uma obra efetiva que desvie o fluxo para outro local e acabe com o risco de novas cheias”, explicou.

Segundo o secretário municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Renan Bom, com a abertura das valetas foi possível evitar enxurradas com chuvas de até 70 milímetros. “Estamos estudando e monitorando. Antes, nas chuvas de 50 milímetros já tínhamos alagamentos. Agora, só com um volume significativo para termos problemas mais sérios”, detalhou o gestor. Além das valetas, a equipe da pasta também trabalha na limpeza das vias que circundam a Lagoa. “Vamos utilizar a retroescavadeira para retirar o barro que se acumulou e revitalizar o entorno”, acrescentou.

Roçagem urbana e estradas rurais

A Prefeitura segue com o cronograma de limpeza e manutenção urbana e na zona rural. O Pronto Atendimento Municipal (PAM), unidades básicas de saúde e Avenida Brasil tiveram a roçagem concluída. As equipes continuarão a limpeza em praças e demais avenidas ao longo da semana. Devido às chuvas, alguns trabalhos foram interrompidos e estão sendo retomados gradativamente para não comprometer a qualidade dos serviços.

Outras equipes se empenham na manutenção das estradas rurais no Bairro Alegria, na região de divisa com o município de Nova Andradina, e devem permanecer com a manutenção nos próximos dias. “Todos os trabalhadores estão atentos. Assim que houver estiagem, conseguiremos avançar para áreas mais críticas entre os assentamentos e fazendas”, finalizou o secretário.

Cb image default
Procedimento conhecido como "sangria" melhora o fluxo pluvial. Foto: Ana C. Barbosa