Publicado em 29/03/2022 às 08:05, Atualizado em 29/03/2022 às 12:11

Após reportagem, Cesp se manifesta sobre coloração verde em lago na região de Anaurilândia

Bárbara Ballestero, Redação Nova News

Após reportagem publicada pelo Nova News, sobre o lago da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, na região de Anaurilândia, que no último domingo (27) amanheceu com a coloração verde, a Cesp (Companhia Energética de São Paulo) emitiu uma nota sobre o caso.

Confira na íntegra a nota:

Cb image default
Imagem: Nova News

A CESP – Companhia Energética de São Paulo, informa que a mudança na coloração da água no reservatório da UHE Sérgio Motta (Porto Primavera), verificada no início desta semana, ocorreu de forma pontual em uma região localizada especificamente na margem sul-mato-grossense, entre os municípios de Anaurilândia e Bataguassu. O fenômeno é considerado normal e sua duração e intensidade podem ser variáveis ao longo dos anos. Com o aumento do volume de chuvas, observado nas últimas semanas, é comum que haja maior carreamento de nutrientes para o reservatório, favorecendo o desenvolvimento de microalgas. Este evento resulta em um fenômeno conhecido como “floração”, processo comum em determinados períodos do ano, como no verão e início do outono, quando há uma maior incidência solar. A Companhia reforça que mantém o Programa de Limnologia dedicado ao monitoramento periódico da qualidade de água do reservatório da UHE Porto Primavera. Neste programa, já foram registradas 130 espécies destas algas, as quais contribuem para a oxigenação da água por meio de sua atividade fotossintética, bem como servem de fonte de alimento para os peixes planctófagos

Cb image default
Imagem: Nova News

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!rem..