Publicado em 19/10/2021 às 07:35, Atualizado em 19/10/2021 às 11:48

Após temporal que causou estragos, Nova Andradina decreta situação de emergência

Algumas áreas rurais estão sem energia elétrica e sem água desde sexta-feira (15)

Cogecom,
Cb image default
Imagem: WhatsApp / Nova News

O prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, decretou situação de emergência no município devido aos fortes vendavais que atingiram a cidade na última sexta-feira, 15 de outubro. O temporal, acompanhado de rajadas de ventos que chegaram até 72km/h, segundo o Inmet, provocou danos e estragos nas áreas urbana e rural.

Há registros de queda de árvores sobre as vias públicas e rodovias da região, como também sobre bens particulares. Placas e outdoors também foram ao chão. Houve destelhamento de bens públicos, áreas comerciais e residencias, paralisação da distribuição de energia elétrica e da rede de telefonia celular em diversos bairros e, consequentemente, desabastecimento de água devido ao comprometimento do funcionamento das bombas nos poços artesianos.

Já na sexta (15), por volta das 19 horas, o coordenador da Defesa Civil de Nova Andradina, Hernandes Ortiz, fez um balanço parcial das avarias causadas pela tempestade que atingiu Nova Andradina, Nova Casa Verde e a região, em vídeo transmitido pelo facebook da Prefeitura Municipal. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e da Defesa Civil atuaram na limpeza e desobstrução das vias, além de apoio aos locais afetados.

Nesta segunda-feira, 4 dias após o temporal, algumas áreas rurais permanecem sem energia elétrica. Segundo a Defesa Civil, a concessionária Energisa não deu um prazo para reestabelecer os serviços aos consumidores.

A publicação deste decreto autoriza a administração municipal a prestar apoio à população e áreas afetadas, mediante prévia articulação da Defesa Civil, além de destinar recursos humanos, financeiros e materiais, veículos e equipamentos.

“Nós temos conhecimento do prejuízo de agricultores devido à perda de alimentos e de leite, que deveriam ser mantidos refrigerados, mas devido ao desabastecimento de energia elétrica estragaram. Além disso, a falta de energia comprometeu o funcionamento das bombas que abastecem as propriedades rurais e muitos estão sem água desde o temporal”, relatou Hernandes.

A Defesa Civil continua monitorando a situação em todo território municipal e já trabalha na contratação emergencial de equipamentos para evitar ainda mais perdas aos cidadãos do município.