Publicado em 07/10/2020 às 11:24, Atualizado em 07/10/2020 às 15:30

Arquiteto que projetou a Praça Brasil envia carta aberta ao povo de Nova Andradina

Eduardo Faust falou da emoção ao ver a ‘praça viva’

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Arquivo pessoal - Eduardo Faust

O arquiteto Eduardo Faust, de Santa Catariana, autor do projeto na Praça Brasil e também do Santuário Imaculado Coração de Maria, entrou em contato com o Nova News na manhã desta quarta-feira (07), para a divulgação de uma carta aberta à população de Nova Andradina.

“Estive visitando a cidade este final de semana e, enfim, pude ver a praça pronta sendo utilizada, foi emocionante, portanto, decidi escrever uma pequena carta de agradecimento à população por esta oportunidade”, disse ele ao site.

“Traços na página em branco conceberam algo que estava construído somente em minha mente. A cidade deu materialidade a estes traços e, hoje aquilo que constava somente em meus sonhos pertence a toda população...”, disse Faust.

Segundo o arquiteto, o sentimento é de gratidão e de emoção ao ver que a Praça Brasil se tornou ponto de encontro das famílias e dos amigos.

“Foi emocionante sentar num de seus bancos e admirar a praça viva: crianças jogando bola, andando de bicicleta, jovens e adolescentes confraternizando, famílias formando pequenas ‘salas de estar’ em seus espaços”, finalizou.

Cb image default
Imagem: Arquivo pessoal - Eduardo Faust

A praça

A Praça Antônio Joaquim de Moura Andrade, mais conhecida como Praça Brasil, um dos símbolos de Nova Andradina, foi inaugurada no dia 31 de maio de 1978. Em 09 de setembro de 2013, o local foi totalmente demolido para que ocorresse a reconstrução. A nova praça oi então inaugurada em abril de 2019, nas festividades do 60º aniversário de instalação do município de Nova Andradina.

Leia a carta do arquiteto na íntegra:

“Quando concebi a praça Brasil vi a necessidade de projetar: quiosques; espaço para shows e feiras; pequenos setores de estar; monumentos que contam a história do município. Com tudo isso meu único objetivo era que ela ganhasse vida, que a população tomasse posse do seu patrimônio, em contraste a situação da época. E que isso fosse feito de forma bela, unindo lazer e cultura.

Após anos de obras ela ficou pronta, e foi emocionante sentar num de seus bancos e admirar a praça viva: crianças jogando bola, andando de bicicleta, jovens e adolescentes confraternizando, famílias formando pequenas "salas de estar" em seus espaços.

Traços na página em branco conceberam algo que estava construído somente em minha mente. A cidade deu materialidade a estes traços, e hoje aquilo que constava somente em meus sonhos pertence a toda população da cidade. Obrigado Nova Andradina - Eduardo Faust, arquiteto autor da Praça Brasil.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!.