Buscar

Assistência Social de Batayporã tem dinâmicas de Proteção Especial reestruturadas

Equipes do CREAS, Unidade de Acolhimento Especial Morada dos Anjos e Conselho Tutelar participaram de orientações técnicas e compartilharam vivências práticas

Cb image default
Imagem: Divulgação

A Coordenadoria de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma série de encontros com orientações práticas para a reestruturação dos serviços. Agora é possível classificar os atendimentos em média e alta complexidade e otimizar o trabalho nos centros de referência.

Conforme a coordenadora de Proteção Social Especial Lorena Oliveira, as equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Unidade de Acolhimento Institucional Morada dos Anjos em parceria com Conselho Tutelar, participaram de seis momentos formativos com dinâmicas de acolhimento, compartilhar de experiências e vivências práticas, além dos conteúdos teóricos específicos da área.

"Os momentos se configuraram em trabalho de rede, no reconhecimento de como funciona um sistema; onde cada parte influencia e é influenciada", descreveu a psicóloga.

Proteção Social Especial

A coordenadora explicou que os atendimentos de média complexidade, oferecem apoio, orientação e acompanhamento de famílias com um ou mais membros em situação de ameaça ou violação de direitos. A atenção técnica dispensada tem como objetivo a promoção dos direitos, preservação e fortalecimento dos vínculos fragilizados (familiares, comunitários e sociais).

Já os atendimentos de alta complexidade são caracterizados como serviços especializados com vistas à segurança de acolhida aos indivíduos e famílias afastados temporariamente do núcleo de origem. As duas modalidades seguem os padrões técnicos estabelecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.