Buscar

Atividades presenciais no IFMS seguem suspensas até 15 de outubro

Decisão segue recomendação da comissão que analisa situação da pandemia em MS e atualiza diretrizes para oferta de atividades presenciais

Cb image default
Imagem: Arquivo

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) emitiu na última terça-feira, 6, a decisão que prorroga até 15 de outubro a suspensão das atividades letivas e administrativas presenciais que podem ser realizadas de forma remota.

A nova decisão segue as recomendações da Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus, cuja atual composição consta na Portaria nº 1.102/2020.

Segundo o documento, as atividades que necessariamente devam ser realizadas de forma presencial podem ter retorno parcial e gradual, de acordo com a necessidade institucional, observadas as "Diretrizes para Atividades Presenciais durante a Pandemia”, que foram atualizadas, e a Instrução Normativa nº 1/2021, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que trata das orientações didático-pedagógicas para a oferta de atividades não presenciais e atividades de forma flexibilizada no IFMS enquanto durar o caráter de excepcionalidade motivado pela pandemia do Coronavírus (Covid-19).

A decisão estabelece que, em caso de retorno geral das atividades presenciais, os servidores serão avisados com, no mínimo, uma semana de antecedência e informa ainda que, durante este período de suspensão, a reitoria e os campi estão “operacionalizando ações para futuro retorno presencial com planejamento e segurança”.

"O IFMS vem trabalhando de forma contínua para manter a instituição em pleno funcionamento e conforme a necessidade dos estudantes, estamos nos planejando para a oferta de atividades presenciais de forma segura, conforme as regras do Programa Prosseguir do Governo Estadual", afirma o reitor em exercício, Fernando Alves.

O reitor em exercício destaca ainda o trabalho desenvolvido para a atualização das Diretrizes para Atividades Presenciais. "A atualização das diretrizes foi possível pelo brilhante trabalho de nossos profissionais da área da saúde e demais membros da Comissão do Covid e do Comitê de Biossegurança", comenta.

A nova decisão e demais documentos referentes ao tema estão publicados na página FMS contra o Coronavírus.

Histórico - A decisão anterior foi tomada em 22 de fevereiro e determinava a prorrogação da suspensão das atividades de ensino e administrativas presenciais até 15 de julho.

Desde de 18 de março de 2020, os campi do IFMS e a reitoria estão em atividades remotas. De lá pra cá, as decisões prorrogam a suspensão das atividades presenciais.

A Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus se reúne periodicamente para elaborar orientações sobre as medidas a serem adotadas no enfrentamento à pandemia.

Covid-19 - As ações do Instituto Federal, formas de prevenção à Covid-19, documentos institucionais referentes à situação e a outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus.

Na página, também é possível acessar podcasts com dicas sobre como lidar com o isolamento e o trabalho remoto, além das formas de contato do IFMS durante o período de atividades não presenciais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.