Publicado em 03/11/2021 às 08:18, Atualizado em 03/11/2021 às 12:31

“Aulão do Nair”: Preparatório para ENEM é realizado em Escola da Autoria de Nova Andradina

Os conteúdos ficarão disponibilizados em plataformas virtuais para que os estudantes participantes possam acessar o material, e assim, sanar as dúvidas pertinentes e aprofundamentos conceituais

Adersino Junior, SED-MS
Cb image default
Imagem: Divulgação

A Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Nova Andradina, está realizando com estudantes do Ensino Médio, Projeto de Extensão (Aulão) intitulado “Conhecimento sempre é bom. Venha aprender com nosso aulão”.

De acordo com professor responsável Carlos Guilherme Sasso, ao perceber a necessidade de aprofundamentos conceituais para os estudantes, a escola teve a iniciativa de instituir o “Aulão”, no intuito de prepará-los para as provas do ENEM e vestibulares, “pensamos em diversos processos pedagógicos que pudessem suprir esta questão”, enfatiza.

A clientela da unidade escolar, na avaliação do professor Anderson Negrelli, tem como maior objetivo a entrada no ensino superior, “além disso, nestes tempos pandêmicos, a defasagem de alguns conteúdos pode ter ocorrido, o que prejudicaria ainda mais nossos estudantes na realização destas provas externas à escola. Partiu-se daí a ideia de promover uma espécie de curso preparatório para estes certames”, lembra professor.

Aulão do Nair

Diante do contexto, reuniões com a equipe gestora e também com os professores foram realizadas nas dependências da escola para a elaboração de uma proposta que pudesse fomentar a questão levantada. Assim, nasceu o Curso Preparatório para o ENEM e Vestibulares da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, batizado simplesmente de “Aulão do Nair”.

“No início, pensamos em distribuir os professores da escola por sua área de conhecimento, deixando-os à vontade para a escolha do material de estudo com os discentes. Entretanto, deixamos claro que não seria apenas uma aula convencional do dia- a dia, mas sim um trabalho voltado para questões e contextos pontuais que pudessem refletir a realidade de uma prova do ENEM, por exemplo”, enfatiza Sasso.

Partindo desta premissa, os professores preparam material em sua hora-atividade na escola, fornecendo ao estudante uma aula de qualidade, a qual pudesse contribuir para potencializar o seu desempenho nas provas que viriam a realizar no final de 2021.

De acordo com o gestor Acácio Luiz Sampaio, na proposta do “Aulão do Nair” os professores tiveram o momento de auxiliar e direcionar os estudos dos discentes que pretendem ingressar no ensino superior. Além disso, a EE Professora Nair Palácio de Souza conta, em boa parte do seu quadro de professores, com doutores, mestres e especialistas, o que fomenta a qualidade das aulas deste Curso Preparatório.

Proposta Aplicada

O projeto acontece em dois momentos. Na primeira fase os estudantes participaram da aula preparatória para o ENEM e Vestibulares durante o período de aula regular. Os terceiros anos têm a preferência e, na sobra de vagas, os segundos anos também participar. As aulas acontecem no auditório da UEMS, onde são gravadas e também transmitidas via Google Meet.

No segundo momento, as aulas preparatórias se repetem, dando mais ênfase nos conteúdos, “pois estaremos nas vésperas do ENEM e também de diversos vestibulares da região, como na UFGD, UEM, UEMS e UFMS. É muito importante ressaltar que em todos os momentos do projeto, desde o deslocamento dos alunos e até mesmo as aulas no anfiteatro da UEMS, são respeitados todos os protocolos de biossegurança como o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social”, enfatiza professor Negrelli.

As aulas são ministradas via Power Point e no quadro branco. As questões utilizadas pelos professores são captadas dos ENEMs e vestibulares anteriores, com ênfase na UFMS e também da UFGD. Além dos conhecimentos específicos de cada componente curricular, os professores ministrantes também comentam dicas para os estudos, técnicas de aprendizagem, motivações e a importância dos estudos para o futuro de cada um.

É importante ressaltar que todos os conteúdos utilizados nas aulas pelos docentes ficarão disponibilizados em plataformas virtuais para que os estudantes participantes possam acessar o material, e assim, sanar as dúvidas pertinentes, fazer resumos e outros aprofundamentos conceituais.

As aulas ocorrem sempre no vespertino, as segundas e terças-feiras, iniciando as 13h, com término as 16h ou 16h30, dependendo das áreas de conhecimento estudadas. As atividades do “Aulão” não coincidem com as aulas regulares da escola. Portanto, não haverá nenhuma espécie de prejuízo pedagógico para os estudantes participantes. O Curso Preparatório teve início no dia 17 de agosto e seu término está previsto para a semana que antecederá o ENEM 2021.

Cronograma das Atividades

Cb image default