Publicado em 15/07/2020 às 08:50, Atualizado em 15/07/2020 às 13:46

Aumento na produção de grãos faz prefeitura de Anaurilândia reforçar pontes de madeiras da zona rural

Na primeira etapa, três delas serão reformadas, aumentando a capacidade de peso

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
A primeira ponte que está sendo reformada é a do córrego Iracema, que deve ser entregue nos próximos dias - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Anaurilândia, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, iniciou na última semana, a reconstrução das pontes de madeira nas principais vias de acesso aos trechos da zona rural do município.

A medida, segundo Paulo Gonçalves, secretário de Obras, foi adotada em virtude do aumento do fluxo de carga pesada, sendo na maioria, caminhões e carretas que transportam cargas bem acima da capacidade para as pontes existentes.

Gonçalves explica que as atuais pontes de madeira possuem capacidade de no máximo 15 toneladas, e devido ao aumento na produção de grãos nos últimos três anos, as estradas rurais vêm recebendo um fluxo muito grande de caminhões, bem acima da capacidade, ou seja, em alguns casos, veículos que transportam até 60 toneladas.

“A estrutura de uma ponte dessas antigas, não suporta esse fluxo de caminhões pesados com frequência, podendo a qualquer momento ocorrer um acidente. Por isso recebemos a ordem por parte do Executivo para que fizéssemos ajustes nesta estrutura de madeira para estar compatível com essa nova realidade de veículos pesados”, disse. De acordo com números da Secretaria de Agricultura, a produção de grãos no município de Anaurilândia teve um acréscimo nos últimos três anos de aproximadamente 30% na área plantada.

Neste primeiro momento, o secretário destaca três passagens sobre córregos que receberão novas estruturas, sendo elas: Lambari, Iracema e Machado, locais, que de acordo com ele, são as três principais artérias de escoamento, tanto de grãos e insumos, quanto de animais. As três primeiras novas pontes de madeiras foram orçadas em cerca de 200 mil reais, que serão pagos pelos cofres municipais. Durante o período de realizações das obras, os usuários dos trechos deverão procurar rotas alternativas, já previamente informadas, através de placas, pela Secretaria de Obras.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!!