Publicado em 12/06/2020 às 13:16, Atualizado em 12/06/2020 às 17:20

Aumento nos casos confirmados de covid-19 na região coloca Nova Andradina em alerta

Número de confirmações da doença no Estado chegou a 3.001 nesta sexta-feira (12)

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

O aumento expressivo de casos de covid-19 nos municípios da região tem colocado as autoridades ligadas ao setor de saúde pública e a população de Nova Andradina em alerta.

Conforme apurado pelo Nova News nesta sexta-feira (12) junto ao secretário de Saúde, Sérgio Maximiano, Nova Andradina continua com o mesmo cenário desta quinta (11), com 13 casos confirmados e dois suspeitos que aguardam resultados de exames.

Levantamento realizado pelo site mostra que na região tem ocorrido o aumento de casos confirmados da doença. Desde o início da pandemia, em Bataguassu, por exemplo, são 11 confirmações; na sequência aparece Ivinhema com 10; Batayporã com sete, entre eles dois óbitos; Angélica com três e as cidades de Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu, têm um caso confirmado cada uma.

Se por um lado, vários dos pacientes confirmados na região já estão entre os recuperados, o surgimento de alguns casos recentes acende o alerta para a circulação do vírus. Dos 148 novos casos confirmados em MS nas últimas 24h, conforme o boletim epidemiológico desta sexta (12), dois são de Angélica e um é de Novo Horizonte do Sul.

Batayporã que há cerca de dois meses não apresentava alterações com relação aos dados da pandemia registrou um novo caso confirmado nos últimos dias. Conforme o boletim desta quinta (11), três novos casos foram registrados também em Ivinhema (03).

Na quarta (10), foi a vez de Angélica confirmar um novo caso. Na terça (09), Ivinhema apresentou uma nova confirmação de infecção pelo novo coronavírus.

A presença do vírus na região reforça a importância da adoção de ações preventivas, como isolamento social, medidas de higienização do corpo de dos ambientes e a utilização de máscaras de proteção.

Casos suspeitos (não encerrados) na região

Os casos não encerrados na região, que são aqueles que podem representar pacientes suspeitos, aparecem, nesta sexta-feira (12) em Novo Horizonte do Sul (12); Ivinhema (10); Batayporã (04); Nova Andradina (02); Nova Alvorada do Sul (02) e Bataguassu (01).

Casos não encerrados pelos municípios são situações que estão pendentes de atualização por parte das secretarias municipais de Saúde junto ao sistema de dados do Estado.

Mato Grosso do Sul

Com mais 148 exames positivos para o novo coronavírus nas últimas 24h, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 3.001. Foram registrados três óbitos, passando para 28 mortes pela doença em Mato Grosso do Sul.

Novos óbitos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou o registro de mais três óbitos por coronavírus em Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (12). A 26ª vítima era do feminino, tinha 61 anos, do município de Sidrolândia. O contágio é resultado de transmissão comunitária e o óbito ocorrido no dia 11 de junho. A vítima tinha hipertensão arterial e diabetes.

Já a 27ª morte é de um homem, 53 anos, de Corumbá, com histórico de viagem recente para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e São Paulo. Ele era hipertenso e diabético.

A 28ª era também do sexo masculino, de Ponta Porã, de 52 anos, notificada em 27 de maio. Ele tinha como comorbidades obesidade e hipertensão e faleceu na quinta-feira (11).

Sendo assim, Mato Grosso do Sul registra 8 óbitos em Campo Grande, 5 em Três Lagoas, 2 em Batayporã, 1 em Paranaíba, 1 em Vicentina (também ocorrido no Estado de São Paulo), 2 em Dourados, incluindo 1 douradense que morreu em Tocantins, 2 óbitos de Brasilândia, 2 em Itaporã, 1 em Iguatemi, 1 em Rio Brilhante, 1 em Sidrolândia, 1 em Ponta Porã e 1 em Corumbá.

Panorama geral do Estado

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 20.742 notificações de casos suspeitos do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 15.241 foram descartados após os exames darem negativo para covid-19, e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. Outros 639 exames aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e 1.861 casos foram notificados e ainda não encerrados pelos municípios.

Os 639 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e coronavírus. O laboratório realiza os exames para covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h e 72ho após o recebimento das amostras. (Com informações da SES-MS).