Buscar

Bataguassu pode ter três novos casos confirmados de covid-19, diz prefeito

Testes rápidos deram positivo, mas município aguarda resultados oficiais dos exames realizados pelo Lacen-MS

Cb image default
Prefeito de Bataguassu, Pedro Cavarina - Imagem: Reprodução

Em um vídeo postado nesta sexta-feira (15), em suas redes sociais, o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) apresentou o panorama da Covid-19 no município - confira o vídeo abaixo. 

O gestor explicou que até o momento foram registrados três casos confirmados de covid-19, sendo que outros três pacientes deram positivo na realização de testes rápidos, o que levanta a possibilidade de que o município possa contar, verdade, com seis confirmações.

"Os três testes rápidos feitos deram positivo em pacientes locais, mas constam em investigação em nosso boletim epidemiológico porque estamos aguardando o retorno do exame oficial enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS), em Campo Grande, para confirmar a positividade dos testes", detalhou.

Caravina, que também é presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) esclareceu ainda que o último caso registrado na cidade trata-se de um funcionário de uma empresa local e que diante do fato, neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde está testando outros colaboradores que atuavam no mesmo setor do caso confirmado pelo teste rápido na referida empresa.

O prefeito voltou a pedir a população que siga rigorosamente as regras de isolamento social, evitando sair de casa se não houver necessidade e reforçando a necessidade da adoção de medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência.

"Os casos estão aumento no Estado de Mato Grosso do Sul, principalmente no interior. Na maioria das cidades onde está havendo o aumento de casos isso ocorreu por irresponsabilidade das próprias pessoas. Não adianta o Poder Público fazer a sua parte, colocando fiscalização nas ruas, intensificando as ações preventivas, se as pessoas não permanecem em suas casas e não tomam os cuidados preventivos necessários", avaliou.

PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRnBlZHJvYXJsZWkuY2FyYXZpbmElMkZ2aWRlb3MlMkYyOTg1MzIyMjIxNTgxMzA3JTJGJmFtcDtzaG93X3RleHQ9MCZhbXA7d2lkdGg9NTYwIiB3aWR0aD0iNTYwIiBoZWlnaHQ9IjMxNSIgc3R5bGU9ImJvcmRlcjpub25lO292ZXJmbG93OmhpZGRlbiIgc2Nyb2xsaW5nPSJubyIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93dHJhbnNwYXJlbmN5PSJ0cnVlIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49InRydWUiPjwvaWZyYW1lPg==

Prefeito se pronunciou por meio de vídeo postado em suas redes sociais - Reprodução

Novo decreto

No vídeo, Caravina antecipa que um novo Decreto Municipal a ser publicado na próxima semana penalizará aquelas pessoas que forem colocadas em isolamento domiciliar pela Secretaria Municipal de Saúde em casos suspeitos da Covid-19 e que por ventura não respeitarem esse isolamento com a aplicação de multa e a possibilidade de abertura de processo criminal.

"Não dá para as pessoas com suspeita de contaminação pela Covid-19 saírem fazendo churrasco, visitando parentes, participando de rodas de tereré como já foi registrado em outras cidades, com possibilidade de saírem pelas ruas contaminando outras pessoas. Um novo decreto endurecerá penalização para essas práticas irresponsáveis", declarou.

O prefeito disse que Bataguassu manteve uma flexibilização de atividades para que "a vida das pessoas seguisse mais próxima da normalidade", porém, não descartou na gravação a possibilidade de tomar medidas mais rígidas para manter o isolamento social.

"Flexibilizamos a atuação da área comercial e em algumas outras atividades porque entendemos que a situação comercial possa ser preservada, mas se a situação da contaminação sair do controle, nós não descartamos a possibilidade de executar medidas mais rígidas e ter uma situação de isolamento mais forte no município", completou.

"Se nós queremos manter a nossa vida mais próxima da normalidade, peço a cada um de vocês que cumpram com as determinações, utilizem máscaras quando forem sair de casa e se puderem, permaneçam em suas casas. Dessa forma, nós vamos conseguir minimizar a contaminação em nossa cidade.", conclui o prefeito. (As informações são da assessoria de comunicação).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.