Buscar

Bataguassu recebe cursos do Pronatec

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Bataguassu, Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o Senai (Sistema Nacional e Aprendizagem Industrial e Mato Grosso do Sul), o município foi contemplado com recebeu com os cursos de Modelista e Eletricista Industrial.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal e é executado em parceria com o poder público municipal para oferecer cursos de capacitação, que estão sendo ministrados pelo Senai.

A carreta do Senai equipada para atendimento ao curso, está estacionada ao lado da Secretaria de Promoção e Assistência Social, e atende duas turmas do curso de Eletricista Industrial com cerca de 18 alunos por turma. Já as turmas de Modelista estão sendo atendidas em um container, estacionado dentro da secretaria, atendendo cerca de  18 alunas por turma.

Todos os alunos participantes estão inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) que é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda.

De acordo com a professora do Senai, Tânia Rozine Rodrigues, que está ministrando o curso de modelista, serão 200 horas de curso com objetivo de modelar peças do vestuário (camisa, calça, shorts, saia) aprendendo a tirar medidas, considerando a estrutura, caimento e sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas na ficha técnica para elaboração de moldes.

Já o curso de Eletricista Industrial, segundo o professor José Lazaro Bernardo de Souza, tem como grade curricular eletricidade básica, instalação elétrica predial, comandos elétricos e básico de automação industrial, com 300 horas de curso.

Segundo a Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social, Geovânia Bissoli Siqueira de Almeida, os cursos do Pronatec que estão sendo ministrados pelo Senai oferecem ainda uma bolsa auxílio aos alunos. "Além de estarem aprendendo e sendo capacitados para o mercado de trabalho, os alunos tem a oportunidade de receber uma bolsa auxílio, o que estimula os estudos", salientou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.