Publicado em 06/10/2020 às 13:52, Atualizado em 06/10/2020 às 18:21

Bataguassu: Saúde disponibiliza vacina Meningocócica ACWY para adolescentes de 11 e 12 anos

Assecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação

A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está oferecendo a vacina meningocócica ACWY, única forma de prevenção contra os quatro tipos mais graves de meningite (A, C, W e Y). O público-alvo são adolescentes de 11 e 12 anos.

O Sistema Único de Saúde (SUS ) já oferecia a vacina contra o sorotipo C, que é indicada para bebês aos 3 e 5 meses e reforço aos 12 meses.

Os adolescentes de 11 e 12 anos receberão a vacina em dose única. A vacinação será de rotina - ou seja, oferecida de forma permanente durante todo o ano.

Nas unidades de saúde, as doses já podem ser recebidas no horário normal de atendimento: das 7 às 11 horas; e das 13 às 17 horas (horário de Brasília). No Distrito de Nova Porto XV, a imunização acontece no mesmo horário [das 7 às 11 horas; e das 13 às 17 horas], na Estratégia da Saúde da Família (ESF) "Emiko Resende".

MENINGITE

A meningite é uma doença grave, que provoca inflamação das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e que pode ser causada por vírus ou por bactéria.

A doença pode provocar sequelas graves, como atraso mental, surdez, cegueira, infecção generalizada e até mesmo a morte.