Buscar

Batayporã - Água sai esbranquiçada das torneiras e preocupa moradores

A coloração esbranquiçada chamou atenção de moradores na manhã deste sábado (28)

Cb image default
Foto: José Almir Portela/Nova News

Moradores da cidade de Batayporã constataram logo no início da manhã deste sábado (28) que a água que saía das torneiras estava com a coloração diferente, esbranquiçada. 

Muitos entraram contato com Nova News para relatar o fato. Os questionamentos também foram feitos através da emissora comunitária local. Eles pediam uma explicação por parte da Sanesul, empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade. “Será que pode ser excesso de cloro?” Questionou uma moradora ouvida pela reportagem.

Já em outra residência, na região central da cidade, uma moradora disse que isso acontece sempre, porém, na manhã deste sábado (28), a água podia ser comparada a um espumante. Em um vídeo enviado por um leitor, é possível observar que a água sai da torneira esbranquiçada e aos poucos vai ficando cristalina.

Ainda na manhã deste sábado, a reportagem procurou Fábio Ferroni, responsável pelo escritório da empresa de saneamento para questioná-lo sobre o fato. Ferroni tranquilizou os moradores explicando que a coloração se deve ao baixo nível da água no reservatório. Segundo ele, o baixo nível faz com que o ar entre na tubulação, chegando junto com a água, deixando o líquido em forma de espumante. O diretor explica que na última quinta e sexta-feira houve uso bem acima da média na cidade, fazendo com que faltasse água no reservatório central.

Esse processo, segundo ele, é chamado de “cavitação”, momento em que água é bombeada junto com ar no encanamento, formando essa coloração branca parecida com espumante, sendo rapidamente cristalizada. Fábio explica ainda, que o reservatório principal está passando por reformas, e até a conclusão dos trabalhos, esse fenômeno pode persistir. 

 Sobre a qualidade da água, Ferroni descarta o excesso de cloro e diz que a população pode consumir o produto sem nenhuma preocupação, pois segundo ele, o critério de acompanhamento da qualidade da água é feito diariamente, dentro dos padrões necessários.  

PGlmcmFtZSBpZD0iXzhqN3NhNmJzcCIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9Panh0Y1V3TGMxcz9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.