Publicado em 26/11/2025 às 15:57, Atualizado em 26/11/2025 às 20:04

Batayporã conquista 2º lugar no Prêmio Mariluce Bittar com trabalho de inovação na gestão da Assistência Social

Município acumula histórico de vitórias na iniciativa; reconhecimento estadual destaca metodologia desenvolvida por servidoras para aprimorar o Relatório Anual de Gestão do SUAS

Assessoria ,
Cb image default
Imagem: Divulgação

Batayporã alcançou o 2º lugar no Prêmio Mariluce Bittar 2025, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD). A premiação, realizada nesta quarta-feira (26), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), em Campo Grande, reconheceu iniciativas inovadoras na política de assistência social em todo o Estado.

Representando o município, as servidoras Letícia Giovanni Silva e Tatiane Henrique Rodrigues, da Secretaria Municipal de Assistência Social, foram as responsáveis pelo trabalho "Metodologia Aplicada na Elaboração do Relatório de Gestão", desenvolvido no âmbito da Coordenação de Apoio à Gestão do SUAS com colaboração do Departamento de Contabilidade da Prefeitura.

O método propõe um processo sistematizado para elaboração do Relatório Anual de Gestão do SUAS, garantindo maior precisão entre os dados administrativos e contábeis, além de fortalecer a transparência e a organização do planejamento institucional. A experiência foi inscrita na categoria que reconhece práticas inovadoras na gestão da política pública de assistência social.

As autoras participaram da cerimônia acompanhadas pelo prefeito Germino Roz, pela secretária interina da SMAS, Luciane Caldeira, e pela secretária licenciada, Thayse Melo.

Histórico de vitórias

Realizado a cada dois anos, atualmente o Prêmio Mariluce Bittar está em sua quarta edição. Batayporã sempre participou da iniciativa e alcançou premiações em categorias diversas nas quatro edições.

Em 2025, concorrendo na categoria de práticas inovadoras na gestão da política pública de assistência social, a localidade ficou atrás apenas de Campo Grande, que levou o primeiro lugar, e precedeu Dourados, que alcançou o terceiro lugar.

Para as servidoras premiadas Letícia e Tatiane, o reconhecimento reforça o compromisso da equipe com a melhoria contínua da gestão. "Ficamos muito felizes com o resultado. Estar entre as iniciativas premiadas do Estado é extremamente gratificante e nos motiva a aperfeiçoar ainda mais os processos. Também foi uma oportunidade valiosa para conhecer outras práticas, trocar experiências e perceber que, com organização e dedicação, é possível transformar a gestão pública", destacaram.

A secretária interina, Luciane Caldeira, enfatizou que o resultado é fruto do esforço conjunto dos servidores. "Esse trabalho tem sido construído com muita dedicação pela equipe da Assistência Social. É uma honra integrar esse momento, que foi desenhado lá atrás e, hoje, ter a oportunidade de contribuir para a continuidade de ações que fortalecem a política pública no município. Ver Batayporã reconhecida em nível estadual nos incentiva a seguir investindo em qualificação e inovação", afirmou.

O prefeito Germino Roz parabenizou as servidoras e reforçou a valorização das práticas técnicas. "Batayporã tem avançado muito graças a profissionais comprometidos e capacitados. Esse prêmio demonstra que um trabalho sério, organizado e fundamentado faz diferença na vida da população e projeta nosso município como referência", disse.