Publicado em 14/06/2021 às 08:42, Atualizado em 14/06/2021 às 13:33

Batayporã e Nova Andradina entram "na mira" da CPI da Covid por irregularidades em 2020

Levantamento foi feito por auditores do Tribunal de Contas do Estado e apontou irregularidades cometidas no ano passado

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Reprodução/SES-MS

Batayporã, Nova Andradina e outros seis municípios do Estado entraram na mira da CPI da Covid depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou irregularidades cometidas no ano passado e as encaminhou para a Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal.

Os relatórios foram produzidos pela Divisão de Fiscalização em Saúde do TCE em 2020, no bojo de processos que acompanham as medidas de enfrentamento à pandemia. As irregularidades vão desde sobrepreço até falta de transparência em compras da Covid-19.

Além de Nova Andradina e Batayporã, foram encontradas irregularidades em Campo Grande, Bonito, Corumbá, Jardim, Sonora e Três Lagoas. Apesar da remessa aos senadores, a tendência é que as responsabilizações sobre as irregularidades partam do próprio TCE-MS.

Estes documentos servem de sustentação para decisões, mas não costumam ser publicados. A reportagem do Midiamax teve acesso a partir do envio dos autos à comissão em Brasília (DF). O jornal anunciou que detalhará as falhas em uma série de reportagens.

A redação questionou à Prefeitura de Batayporã sobre o possível conteúdo da investigação e recebeu a seguinte resposta:

"A Prefeitura Municipal de Batayporã ainda não foi notificada formalmente quanto à investigação em curso na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado Federal, e dos relatórios produzidos pela Divisão de Fiscalização em Saúde do TCE-MS acerca dos procedimentos adotados pela administração no ano de 2020, durante a gestão do ex-prefeito Jorge Takahashi.

Aguardamos manifestação a fim de mapearmos os objetos que são alvo de apuração. Ressaltamos que nossa postura transparente e colaborativa está à disposição para somar às investigações."

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!