Publicado em 17/01/2020 às 15:04, Atualizado em 17/01/2020 às 19:06

Batayporã - Festa de São Sebastião acontece neste domingo (19) no Bairro Alegria

Programação inclui Santa Missa, almoço, leilão e torneio de futebol suíço

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem de São Sebastião presente na capela localizada no Bairro Alegria, em Batayporã - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Acontece neste domingo, dia 19 de janeiro, a tradicional Festa de São Sebastião, no Bairro Alegria, em Batayporã. O evento que é realizado há mais de 40 anos sempre atrai pessoas de toda a região.

Conforme apurado pelo Nova News junto à organização, a programação terá início às 10h, com a celebração da Santa Missa. A partir das 11h, será servido almoço com churrasco, frango assado e acompanhamentos.

Os convites para o almoço poderão ser adquiridos no local. Haverá também venda de bebidas, torneio de futebol suíço e leilão de gado e de prendas.

Toda a renda obtida com a venda dos produtos será revertida para a Capela São Sebastião, comunidade rural ligada à Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Batayporã.

Há alguns anos, a programação da festa tinha início no sábado à noite, com a quermesse, porém, a organização decidiu, nas últimas edições, concentrar as festividades apenas no domingo.

O santo*

São Sebastião, celebrado em 20 de janeiro, nasceu em Narvonne, França, no final do século III, e desde muito cedo seus pais se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado. Seguindo o exemplo materno, desde criança ele sempre se mostrou forte e piedoso na fé. Atingindo a idade adulta, alistou-se como militar, nas legiões do Imperador Diocleciano.

Enquanto o imperador empreendia a expulsão de todos os cristãos do seu exército, Sebastião foi denunciado por um soldado. Diocleciano sentiu-se traído, e ficou perplexo ao ouvir do próprio Sebastião que era cristão. O Imperador, enraivecido ante os sólidos argumentos daquele cristão autêntico e decidido, deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas.

Mesmo atingido por várias flechas, ele não morreu e, após se recuperar, continuou com seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de inimigos do Estado.

Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir os cristãos, e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma. Uma piedosa mulher, Santa Luciana, sepultou-o nas catacumbas. Assim aconteceu no ano de 287.

Mais tarde, no ano de 680, suas relíquias foram solenemente transportadas para uma basílica construída pelo Imperador Constantino, onde se encontram até hoje. Naquela ocasião, uma terrível peste assolava Roma, vitimando muitas pessoas. Entretanto, tal epidemia simplesmente desapareceu a partir do momento da transladação dos restos mortais desse mártir, que passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.

As cidades de Milão, em 1575 e Lisboa, em 1599, acometidas por pestes epidêmicas, se viram livres desses males, após atos públicos suplicando a intercessão deste grande santo. São Sebastião é também muito venerado em todo o Brasil, onde muitas cidades o têm como padroeiro, entre elas, o Rio de Janeiro. (*Com informações da Editora Paulus).