Publicado em 15/06/2021 às 14:37, Atualizado em 15/06/2021 às 18:43

Batayporã justifica pedido de reclassificação no Prosseguir para a SES-MS

Ana Carla Barbosa, Assessoria PMB
Cb image default
Relatório técnico foi encaminhado via ofício à SES-MS. Foto: Prefeitura de Batayporã

Nesta terça-feira (15), o prefeito de Batayporã comentou durante live transmitida pelo Facebook a justificativa de solicitação de reclassificação do município no relatório Prosseguir para bandeira vermelha – grau elevado – encaminhada via ofício à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS).

O Executivo destacou as medidas locais adotadas antes da publicação do Decreto Estadual n. 15.693, de 10 de junho de 2021, o qual atribui à cidade bandeira cinza – grau extremo. Segundo Germino, devido aos decretos municipais n.78 e 79/2021, que já restringiam as atividades comerciais e previam toque de recolher das 17h às 5h desde o último dia 2 de junho, a queda do número de casos de Covid-19 é considerável.

“Quando iniciamos as medidas, nosso registro era de 81 casos ativos e outros 85 suspeitos. Hoje, os números já baixaram para 22 casos ativos e 57 suspeitos. As medidas estão fazendo efeito. Nós somos responsáveis e temos justificado nosso pedido tecnicamente”, esclareceu. A Secretaria Municipal de Saúde realizou levantamento sobre a situação epidemiológica. Os dados foram anexados ao ofício.

Conforme o gestor, outros fatores foram frisados, como o alto desempenho na vacinação contra a Covid-19, classificada em 4º lugar entre os municípios que mais vacinam, a proximidade com Nova Andradina, que está a apenas 8 km de Batayporã e, principalmente, o impacto no comércio. Atualmente, o município vizinho está classificado na bandeira vermelha.

“Nossos comerciantes não sobreviveriam a mais uma restrição. São muitas famílias com uma queda drástica na renda. Além disso, é preciso ter uma articulação regional para a eficiência das ações. A população dos dois municípios migra em busca de serviços, além dos trabalhadores que se deslocam diariamente”, acrescentou Germino.