Publicado em 15/05/2021 às 06:46, Atualizado em 15/05/2021 às 10:49

Batayporã: Novos lotes encaminham D2 de CoronaVac e AstraZeneca; município aplica doses neste sábado (15)

Assessoria de Imprensa, Prefeitura Municipal
Cb image default
Imagem: Maicon Araújo

Os 21º e 22º lotes de vacinas contra a Covid-19 encaminhados pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul à Batayporã nesta sexta-feira (14) incluem 150 segundas doses (D2) de CoronaVac e 60 de AstraZeneca. Há ainda outras 25 primeiras doses (D1) de AstraZeneca. As D2 de CoronaVac já serão aplicadas durante a manhã deste sábado (15) nas salas de vacina das Estratégias de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia e Santo Antônio.

O quantitativo de CoronaVac ainda é insuficiente para completar a imunização das pessoas que receberam a primeira dose no fim do mês de março e início de abril. Novamente, a Secretaria Municipal de Saúde necessita realizar chamado individual com base no critério de mais idade entre aqueles que foram vacinados na mesma data e estão na fila. A estratégia é possível devido ao monitoramento da população e o contato direto com os agentes comunitários de Saúde. Já a segunda aplicação de AstraZeneca ocorre dentro do previsto, sem atrasos. O público também está sendo chamado mediante agendamento.

“Devido à crise na produção das vacinas e à queda no número de doses recebidas tivemos que estipular uma espécie de “critério dentro do critério”. É uma maneira de amenizar esse déficit e garantir o controle da imunização”, explicou a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches.

As 25 D1 de AstraZeneca são direcionadas ao público com comorbidades incluídas como prioridade na lista do Ministério da Saúde, trabalhadores da Educação e “repescagem” entre pessoas que já foram chamadas anteriormente, mas não receberam o imunizante por motivos adversos. Por enquanto, não há inclusão de novos grupos prioritários.

Até o momento, Batayporã segue em destaque com o 6º lugar entre os 10 municípios que mais têm ministrado vacinas. O índice de doses aplicadas sobre doses recebidas é de 110,67% conforme atualização do sistema e-Vacine nesta sexta-feira (14). A meta estipulada pela SES-MS é de 90%. Ainda de acordo com o sistema, 2.841 pessoas já receberam a primeira dose de imunizante contra a Covid-19. Além de CoronaVac e AstraZeneca, a campanha passou a contar com doses da Pfizer desde a última quarta-feira (12).