Buscar

Batayporã - Paróquia Santo Antônio de Pádua completa 50 anos de instituição com programação especial

Cb image default
Imagens históricas: Arquivo / Paróquia Santo Antônio de Pádua -- Imagem atual: Acácio Gomes / Nova News 

A Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Batayporã, completa 50 anos de instituição com uma programação especial, que teve início neste domingo (07), com Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Naviraí, Dom Ettore Dotti, e segue até o domingo que vem (14).

Segundo o pároco local, padre Everton dos Santos, na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11), haverá os dois primeiros dias do tríduo, às 19h, e, na sexta-feira (12), o terceiro dia, às 08h.

Cb image default
Missa com Dom Ettore Dotti marcou início das comemorações - Imagem: Pastoral da Comunicação

Já no sábado (13), está programada Missa Solene pelo Cinquentenário da Paróquia, às 18h e, em seguida, show de prêmios e barracas com pastéis, doces e bebidas.

As festividades serão encerradas no domingo (14), com almoço, às 11h, e leilão de gado, às 14h. Toda a programação acontece nas dependências da Igreja Matriz e do salão paroquial.

“Estamos em um momento muito especial, comemorando meio século de presença oficial da Igreja Católica em Batayporã e esperamos contar com a participação de toda a comunidade”, convida padre Everton.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas na Secretaria Paroquial pessoalmente ou pelo telefone (67) 3443-1247.

História

O padre explica que a instituição da Paróquia Santo Antônio de Pádua ocorreu no dia 05/11/1971, pelo bispo da Diocese de Dourados, na época, Dom Teodardo Leitz, tendo como primeiro pároco o padre Antônio Galioto.

“Com a colonização das terras onde hoje se encontra Batayporã, as pessoas trouxeram consigo a fé, o que fez com que aquelas primeiras famílias se organizassem para a reza do terço nas casas e para outras devoções católicas”, pontuou ele ao Nova News.

O pároco atual conta ainda que que as primeiras missas foram celebradas na cidade pelo frei Luiz Maria Tomaz das Flores, que vinha, de forma esporádica, a cavalo ou de Jeep de Bataguassu.

Imagens históricas: Arquivo / Paróquia Santo Antônio de Pádua -- Imagens atuais: Acácio Gomes / Nova News

“O tempo foi passando e a comunidade católica começou a tomar forma, surgindo a necessidade da instituição da paróquia, que, a princípio, cogitou-se chamar ‘Senhor Bom Jesus’, mas que, devido ao clamor popular, foi batizada de ‘Santo Antônio de Pádua’, sua denominação oficial”, explica padre Everton.

“Neste mês de novembro 2021, Batayporã completa 58 anos e a Paróquia 50 anos, ou seja, levaram-se oito anos desde a organização dos primeiros colonizadores até a oficialização da instituição”, conta o padre.

Nas palavras dele, ao longo deste meio século de existência, a Paróquia Santo Antônio de Pádua foi ganhando força, com seus diversos movimentos, pastorais e serviços, expandindo-se também em seu caráter missionário, com a criação de comunidades urbanas e rurais, fazendo-se mais próxima dos fiéis.

“Hoje, temos uma estrutura física maravilhosa voltada à evangelização aqui na Igreja Matriz, no salão paroquial, bem como estamos com obras em andamento nas comunidades Santa Luzia, na Vila Militar, e Nossa Senhora Aparecida, na Vila José Mustafá, para que estes ambientes se tornem mais aconchegantes, bem como temos comunidades rurais tradicionais que seguem firmes, porém, é fundamental destacar que mais importante do que as edificações, do que os espaços que utilizamos, são as pessoas, pois o caráter humano da igreja é o que realmente importa, uma vez que, sem os fiéis, a igreja perde seu sentido”, diz padre Everton.

Gratidão

Ele, que é pároco de Batayporã há quase seis anos, e onde deve permanecer até janeiro de 2022, quando será designado para outra paróquia, sendo substituído, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que ao longo deste meio século colaboraram e têm colaborado com os serviços da Igreja Católica no município.

Cb image default
Padre Everton dos Santos agradece aos colaboradores e elenca novos desafios - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

“São muitas pessoas e famílias que, ao longo dos anos, literalmente gastaram sua vida, dedicando tempo e esforço para que a Paróquia Santo Antônio de Pádua pudesse se formar e avançar, desde os organizadores da tradicional Festa do Padroeiro - que começou antes mesmo da instituição da Paróquia - até os responsáveis pela catequese, pelos movimentos e pastorais e por todos os demais elementos que compõem a Igreja. A todos eles nossa mais profunda gratidão, e também, é claro, nosso agradecimento às atuais lideranças e aos atuais colaboradores. Cada um é fundamental para que a Igreja cumpra sua missão. Que Deus abençoe a todos”, disse padre Everton.

Novos desafios

O padre disse também que entre os novos desafios a serem enfrentados pela Paróquia Santo Antônio de Pádua estão o fortalecimento de algumas comunidades rurais que, devido à migração das famílias para a cidade, acabam ficando com poucos coordenadores para mantê-las, e também a inclusão dos fiéis que moram na cidade, mas em bairros mais afastados da igreja, para que se sintam convidados e melhor acolhidos.

“A pandemia de Covid-19, devido à necessidade de isolamento social, atrapalhou bastante os trabalhos da igreja que, basicamente, consistem em reunir pessoas, em realizar atividades em grupo, em fazer visitas, mas agora, com as coisas voltando à normalidade, cabe a nós o desafio de retomarmos vários trabalhos que foram dificultados, não apenas na questão da evangelização, mas também no âmbito social, pois a Igreja olha para o ser humano como um todo, buscando atender suas necessidades de forma integral”, finalizou.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.