Publicado em 20/04/2022 às 14:13, Atualizado em 20/04/2022 às 18:14

Batayporã: Sala de Fisioterapia recebe investimentos de R$ 65 mil e amplia serviços com novos equipamentos

Além da fisioterapia de reabilitação, trabalho de promoção da saúde será potencializado; sala de pilates completa passará a atender novos grupos

Assessoria,
Cb image default
Estúdio de pilates está completo com reformer, cadilac e outros aparelhos. Foto: Maicon Araújo

A sala para atendimento de fisioterapia da Unidade de Saúde Rosa Petronilia, de Batayporã, foi reinaugurada nesta quarta-feira (20). A Prefeitura realizou a aquisição de novos equipamentos. O investimento total para mais de 90 itens chega à casa dos R$ 65 mil, com recursos próprios do Executivo e de emenda parlamentar encaminhada pelo deputado estadual Amarildo Cruz.

Entre as aquisições estão ferramentas e aparelhos utilizados nas diferentes terapias de reabilitação, fortalecimento e prevenção. Os investimentos mais expressivos foram esteira e bicicleta ergométrica, sistema de polia simples, reformer, cadilac, aparelho tens, dentre outros. Há ainda ferramentas de menor custo, como discos de equilíbrio, fitas de suspensão e equipamentos de proteção individual para os servidores.

Atualmente, a sala atende em média 80 pacientes. Os aparelhos irão permitir que a equipe eleve a qualidade dos atendimentos e diversifique as abordagens. "Todas as profissionais da sala trabalham com muito comprometimento. Agora, vamos conseguir até mesmo aumentar a quantidade de pacientes assistidos. Estamos com a estrutura completa para todas as terapias", analisou a fisioterapeuta, Larissa Sanches.

Um dos destaques está na sala de pilates. Antes, o serviço era oferecido apenas às mulheres gestantes. Com os equipamentos, a meta é incluir novos grupos e ampliar o trabalho preventivo. "Finalmente vamos conseguir ter foco na promoção da saúde e não apenas na reabilitação", complementou a fisioterapeuta.

Para o prefeito Germino Roz, o investimento acrescenta qualidade ao trabalho das servidoras e garante a efetividade do serviço aos pacientes. "Isso é motivação para as servidoras, que muitas vezes tiravam do próprio bolso para criar um ambiente propício ao atendimento, e traz dignidade para o paciente, que é atendido com eficiência, sem improvisos. Podemos dizer que é um trabalho pioneiro, um estúdio tão bom quanto um estúdio particular", destacou.

O gestor enfatizou ainda a parceria em prol da reestruturação. "Acredito que uma gestão séria não trabalha sozinha. Agregamos bons parceiros, que estão preocupados em oferecer o melhor para a população. Agradeço ao deputado Amarildo Cruz, à nossa Câmara Municipal, nesse caso, especialmente ao vereador Vanderley do Ônibus, que participou dessa articulação, e à secretária de Saúde, Letícia Sanches, que muito se empenhou nesse projeto", descreveu o prefeito.

O deputado destacou a aplicação dos recursos. "Particularmente, me sinto muito feliz em ver o resultado do nosso trabalho. Posso dizer que Batayporã sempre distribui muito bem os recursos que encaminhamos. Essa conquista é um marco para os pacientes e uma luta dos profissionais", afirmou durante a abertura oficial da sala.

O vice-prefeito, Cacildo Paião, o presidente da Câmara, João Paulo Souza, os vereadores Vanderley do Ônibus, Henrique Bacatão, o assessor especial do Governo Estadual, Roberto Nem, e servidores da Prefeitura de Batayporã também acompanharam o evento.