Publicado em 30/06/2022 às 14:32, Atualizado em 30/06/2022 às 18:32

Batayporã salta para 7º de MS e cola em Nova Andradina em ranking de eficiência fiscal

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Nova News

Depois de sequer figurar no top 25, Batayporã saltou para 7º no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, uma iniciativa do Tesouro Nacional que busca a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

De quebra, o município fundado por Jan Antonin Bata colou na vizinha, Nova Andradina, que aparece na 6ª posição entre as cidades sul-mato-grossenses. Nacionalmente, Batayporã aparece em 1.130º lugar, entre os mais de 5 mil municípios brasileiros. Os dados se referem ao ano de 2021, o primeiro da gestão do prefeito Germino Roz (PSDB).

O Ranking utiliza a mesma data de corte do Balanço do Setor Público Nacional - BSPN. A previsão legal do BSPN (LRF art.51) estabelece que os entes federativos devem enviar seus dados à União, para que esta proceda com a consolidação das contas públicas.

Com o objetivo de obter informações cada vez melhores para a consolidação, a mesma data de corte estabelecida para o BSPN foi definida como marco para a aplicação das verificações do Ranking.

O posicionamento dos municípios pode ser observado por vários recortes. Primeiro uma visão nacional que contempla todos os municípios da federação. São apresentados no gráfico os primeiros 25 colocados. Para ver o posicionamento de um município específico, deve-se utilizar o filtro. Confira na íntegra: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/municipios.