Publicado em 26/05/2022 às 13:40, Atualizado em 26/05/2022 às 17:43

Batayporã tem aplicado 8,53% a mais de receita na Saúde do que o mínimo previsto em Lei

Município aplicou na área 23,53% das receitas resultantes de impostos enquanto legislação prevê aplicação mínima de 15%; dados foram expostos em relatório durante audiência pública referente ao primeiro quadrimestre de 2022

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa
Cb image default
Secretário Gabriel Boffo destacou gestão eficiente dos recursos do município. Foto: SMS/Batayporã

A Prefeitura de Batayporã promoveu na última quarta-feira (25) as audiências públicas de apresentação de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2022, com demonstração e avaliação das metas fiscais dos poderes Executivo e Legislativo, e relatório fiscal da área da Saúde. Na ocasião, foi constatado que a Administração tem investido 8,53% acima do percentual mínimo previsto em lei para a área da Saúde.

As apresentações correspondem à aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar n. 141/2012 e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Os trabalhos foram conduzidos, respectivamente, pelos secretários Letícia Sanches (Saúde) e Gabriel Boffo (Administração, Finanças e Planejamento).

Segundo a Legislação, compete ao município a aplicação mínima na área da Saúde de 15% das receitas resultantes de impostos e, atualmente, a Prefeitura tem aplicado 23,53%, conforme apontaram os relatórios. O percentual corresponde a uma receita de R$ 3.304.729,09 para ações e

serviços públicos em Saúde somente até o mês de abril de 2022.

De acordo com Boffo, os investimentos são possíveis graças à gestão enxuta adotada pela Prefeitura. "Com a economia concentrada nas demandas corretas, como a aquisição consciente de materiais e insumos, e a gestão eficiente de pessoal, que impacta na redução da folha, as aplicações são bem direcionadas. Isso nos possibilita ampliar a oferta e a qualidade dos serviços prestados à população", enfatizou.

Avanços na rede

Conforme pontuou a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches, a assistência no município tem evoluído em todas as áreas, mas se destaca com a ampliação dos atendimentos médicos com especialistas e a implantação dos serviços de fonoaudiologia e nutrição. Apenas neste primeiro quadrimestre, foram 386 consultas e 1096 exames custeados pelo município.

"Isso é um investimento da Administração. Precisamos pensar que foi um investimento próprio para atender a população, além de todos os procedimentos que são viabilizados via SISREG e Core (Sistema Nacional de Regulação e Sistema Estadual de Regulação)", detalhou a gestora.

Cb image default
Para secretária de Saúde, rede avançou a partir de investimentos próprios da Prefeitura. Foto: SMS/ Batayporã