Publicado em 20/07/2021 às 16:16, Atualizado em 20/07/2021 às 20:19

Batayporã volta às aulas remotamente e planeja retorno presencial gradativo em agosto

Número de alunos por sala vai acompanhar as determinações do Mapa Prosseguir; permanência na escola será de apenas duas horas

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa
Cb image default
Estudantes da pré-escola I até o quinto ano serão os primeiros a retornar. Foto: Freepik

Nesta terça-feira (20), a Rede Municipal de Ensino de Batayporã retomou as aulas após recesso letivo. As atividades seguem no formato remoto até o próximo dia 1º de agosto. A partir do dia 2, as aulas voltam com atendimento presencial gradativo por meio de escala entre os estudantes. Toda a dinâmica e o cronograma serão comunicados previamente às famílias dos alunos.

Inicialmente, os estudantes da pré-escola I até o quinto ano irão retornar. O número de alunos por sala vai acompanhar as determinações do Mapa Prosseguir, e a permanência na escola será de apenas duas horas. A intenção é aumentar gradualmente o período em atividades presenciais.

“Nós iremos começar com essa adaptação. A ênfase será o acolhimento e a situação socioemocional do aluno”, explicou a secretaria municipal de Educação, Fernanda Scarlat. Famílias que optarem por não enviar os estudantes deverão comparecer à secretaria escolar para assinar termo de responsabilidade.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS) elencou critérios para cada grau de risco do Prosseguir. Na classificação cinza (grau extremo), apenas 30% da capacidade da sala de aula pode ser ocupada, o que equivale a uma média de nove alunos.

Para classificação vermelha (grau extremo), o percentual é de 50%, cerca de 15 estudantes. Para laranja (grau médio), são 70% da capacidade – 21 alunos. Na bandeira amarela (grau tolerável), são 90% dos estudantes em sala – média de 27 alunos e, finalmente, na bandeira verde (grau baixo), é permitida 100% da presença.

Conforme acrescentou Fernanda, os trabalhos estão sendo planejados com base nas orientações do Estado, mas não deixam de considerar a realidade local. “Estamos verificando o que é melhor para todos. Nossa situação epidemiológica tem melhorado a cada dia e queremos proporcionar segurança aos estudantes, professores e técnicos. Vale lembrar que nada será imposto, porém, se trata de um processo que necessitamos realizar com propriedade e dedicação”, finalizou a gestora.