Publicado em 09/02/2015 às 10:21, Atualizado em 26/04/2017 às 11:53

Bombeiros ministram treinamento a motoristas de transporte escolar em Nova Andradina

Acácio Gomes, Redação Nova News

Imagem: Acácio Gomes/Nova News

Na manhã desta segunda-feira (09), na Sala Lúcia Andrade Toledo Piza, o Corpo de Bombeiros de Nova Andradina, a pedido da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, iniciou treinamento voltado aos motoristas que atuam no transporte escolar. O curso, que tem duração de 8h, aborda noções de primeiros socorros e de procedimentos pré-hospitalares em casos de acidentes de trânsito.

Segundo o sargento André Gaeta, como os motoristas do transporte escolar levam e trazem alunos a grandes distâncias, é importante que eles saibam como proceder em caso de emergências, uma vez que, dependendo do local onde possa ocorrer um eventual acidente, a chegada do Corpo de Bombeiros pode levar alguns minutos a mais para acontecer.

Ainda nas palavras de Gaeta, através de técnicas teóricas e práticas, os motoristas recebem noções de como estancar sangramentos e hemorragias, imobilizar pessoas com fraturas, acalmar vítimas que estejam com estado emocional alterado, entre outros pontos considerados de suma importância no caso de emergências.

Imagem: Acácio Gomes/Nova News

Outro ponto destacado pelo sargento, e que seria transmitido aos condutores, é com relação a sinalização do local do acidente, para evitar que uma ocorrência acabe gerando outras vítimas. “Transportar crianças é algo delicado e estes condutores precisam estar cientes de como agir em casos extremos”, explicou.

Segundo ele, o comando do Corpo de Bombeiros, na pessoa do Major Tatiane Dias Inouê, abraçou a causa, por entender a importância de ações preventivas e de formação. “Com este treinamento, estamos formando multiplicadores, que poderão, aos poucos, através da atuação correta, transformar a sociedade para melhor”, disse Gaeta.

 

Leia também
  • Corpo de Bombeiros vistoria salões de festas em Nova Andradina

Durante as palestras e demonstrações, os participantes teriam também a oportunidade de fazer perguntas e tirar suas dúvidas. “O conhecimento adquirido aqui servirá, não apenas no ambiente de trabalho, mas em qualquer situação que exija uma ação rápida no sentido de salvar vidas”, disse um dos motoristas que participava do treinamento.