Publicado em 28/10/2021 às 09:53, Atualizado em 28/10/2021 às 13:58

Bombeiros participam de reunião sobre trânsito em Nova Andradina

Corpo de Bombeiros Militar,
Cb image default
Imagem: Divulgação

Nesta quarta-feira (27), o Major Pablo e o Soldado Eleandro, do Corpo de Bombeiros Militar, participaram do 2º Encontro do Projeto de Extensão: “Monitor de Violência no Trânsito em Nova Andradina/MS”, no Anfiteatro da UFMS, Campus de Nova Andradina.

O trabalho em conjunto busca somar esforços no monitoramento da violência no trânsito no município de Nova Andradina, com o objetivo de reduzir, conscientizar, prevenir e, acima de tudo, preservar a vida dos condutores, ciclistas e pedestres da sede urbana do munícipio, no que se refere aos acidentes ocorridos em decorrência do trânsito local.

Além disso, também busca promover políticas públicas de mobilidade urbana e de saúde, pois, cada ocorrência gera consequências pessoais, materiais, hospitalares e, acima de tudo, traumas causados no trânsito podem provocar incapacidades permanentes e/ou até mesmo a morte de seus envolvidos.

Participaram do debate: 8º BPM - Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina/MS; 3º SGBM/Ind - Sub Grupamento de Bombeiros Militar Independente de Nova Andradina/MS; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Nova Andradina/MS; Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DEMTRAN); Conselho Comunitário de Segurança (CCS) de Nova Andradina/MS; Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN/MS) – Agência de Nova Andradina/MS; Câmara Municipal de Nova Andradina/MS; Professor Fabiano (UFMS) e Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina/MS.

Desde o mês de março de 2021, quando o projeto iniciou os levantamentos estatísticos das ocorrências de trânsito no centro urbano do município, até o mês de agosto de 2021, já foram registradas 296 ocorrências, com uma média de 50 ocorrências por mês e próximo de duas por dia. Abaixo, alguns dos indicadores monitorados em seis meses:

Horário dos Acidentes:

37% das ocorrências estão entre as 12h até 18h;

Principais Causas dos Acidentes:

Mais de 26% são condições humanas e mais de 30% são colisões (frontais, traseiras);

Grupos de Idade das Vítimas e/ou Condutores:

60% das ocorrências estão entre 18 a 39 anos;

Sexo dos Envolvidos:

73% são do sexo masculino.