Buscar

Calorão: Escola Capilé está sem ar-condicionado; Solução está sendo viabilizada pela SED-MS

Coordenadoria Regional de Educação se pronunciou ao Nova News sobre a questão que afeta alunos, professores e administrativos

Cb image default
Imagem: Arquivo / Divulgação

Alunos, professores e administrativos da Escola Estadual Austrílio Capilé, em Nova Andradina, estão realizando suas atividades enfrentando o forte calor registrado nos últimos dias sem contarem com os aparelhos de ar-condicionado, que não podem ser ligados devido a um problema na instalação elétrica da unidade.

Conforme apurado pelo Nova News junto à direção da instituição de ensino e à Coordenadoria Regional de Educação, a instalação foi feita, no passado, para suportar aparelhos de ar-condicionado de até 18 mil BTUs, sendo que, com a substituição por equipamentos de 30 mil BTUs, o sistema não suporta a voltagem necessária, o que faz com que os disjuntores desarmem.

Segundo a direção, o problema afeta apenas o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado, sendo que, os demais equipamentos e a iluminação continuam operando normalmente. “A primeira queda ocorreu há cerca de dois meses, quando a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS), foi acionada. Uma equipe técnica visitou a escola e realizou os devidos levantamentos para a substituição da instalação”, explicou a direção.

Ainda foi apurado junto à instituição escolar que os aparelhos de ar-condicionado foram desativados por completo na tarde de quarta-feira (24), afetando, não apenas as salas de aula, mas também setores como sala dos professores, direção e coordenação da unidade.

A Coordenadoria Regional de Educação disse ao Nova News que a SED-MS trabalha para a solução do problema, sendo que, a substituição dos cabos elétricos, disjuntores e demais componentes deve ocorrer em breve, provavelmente no período das férias escolares, sendo que, o ano letivo de 2021 termina já na primeira quinzena de dezembro.

Ainda conforme a Coordenadoria Regional, a Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio também enfrenta problema semelhante. “Com as altas temperaturas, aumenta a demanda pelo funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado, o que acaba sobrecarregando o sistema elétrico. É importante destacar que as melhorias já estão sendo viabilizadas”, finaliza o órgão.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.